Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) transferiu 15 presos do Presídio Vicente Piragibe, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, após a descoberta de um túnel em construção na unidade prisional. A tentativa de fuga em massa, que envolvia criminosos de alta periculosidade, foi frustrada pelas autoridades.
Entre os transferidos estão nomes de peso do crime organizado, como Gilberto Soares Alves, o “Caveirinha”, e Márcio Aurélio Martinez Martelo, o “Bolado da Providência”. Todos os detentos foram encaminhados para o presídio de segurança máxima Bangu 1, onde permanecerão enquanto as investigações sobre a tentativa de fuga seguem em andamento.
A escavação, que não estava completa, foi encontrada após uma denúncia anônima. Policiais penais, com o apoio de equipes de outras unidades prisionais, monitoraram a área e constataram a tentativa de fuga. A Seap informou que mais de 10 chefes do tráfico, sendo seis considerados de altíssima periculosidade, estavam envolvidos na ação.
O Presídio Vicente Piragibe não é estranho a fugas em massa. Em 2013, 31 presos escaparam por um túnel construído com ferramentas do próprio presídio. Na ocasião, as investigações concluíram que os detentos tinham autorização para trabalhar nas tubulações por onde fugiram.
A Seap instaurou uma sindicância para apurar os fatos e identificar os responsáveis pela tentativa de fuga. As autoridades buscam entender como os presos conseguiram iniciar a construção do túnel, quais materiais foram utilizados e quem mais estava envolvido na ação.
De acordo com a TV Globo, os detentos, todos associados à facção Comando Vermelho, foram realocados para o presídio de segurança máxima Bangu 1 enquanto as investigações sobre a tentativa de fuga em massa continuam. A transferência inclui quatro presos que foram encontrados próximos ao túnel:
- Fábio da Silva Barbosa
- Fernando Evaristo da Conceição
- George Gonzaga Leandro
- Josinaldo Rodrigues de Araújo
Além desses, foram transferidos também:
- Gilberto Soares Alves (“Caveirinha”), de Vigário Geral
- Evanildon Marques da Silva (“Dão da Providência”), da Providência
- Widson de Almeida Miana (“Pequeno” ou “Feio”), preso por roubo a joalherias
- Alan Vieira dos Santos (“Piolho da VK”), da Vila Kennedy
- Bruno Eduardo da Silva Procopio (“Piná”), da Vila Cruzeiro
- Luciano da Silva Teixeira (“Sardinha”), da Cidade de Deus
- Márcio Aurélio Martinez Martelo (“Bolado”), do Complexo da Penha
- Anderson Gomes do Nascimento (“Negão da Beira”), do Complexo da Mangueirinha/Vila Ideal
- Marcelo Souza de Oliveira (“Raquete”), da Mangueira
- Leonardo Carlos da Silva (“Leo da Kelson”), da Favela Kelson’s
- Ilan Nogueira Salles (“Capoeira”), de Manguinhos/Jacaré
Fonte: gazetabrasil