Uma tempestade de fogo e fumaça tomou conta de Ribeirão Preto e outras cidades do interior de São Paulo neste sábado (24). A combinação de fortes ventos e baixa umidade do ar intensificou os incêndios, que já haviam deixado a região em alerta. A Defesa Civil decretou estado de emergência em Ribeirão Preto, onde 14 focos ativos de fogo, inclusive em áreas urbanas, causam pânico e obrigam moradores a abandonar suas casas. (Vídeos no final da matéria).
As imagens de Ribeirão Preto coberta por uma densa nuvem de fumaça e cinzas chocam a população. Vídeos nas redes sociais mostram a cidade em chamas, com a visibilidade reduzida e a qualidade do ar comprometida. A situação se agrava a cada hora, com a propagação rápida do fogo e a formação de novas frentes de incêndio.
A crise se estende a outras cidades do interior paulista, com 36 municípios em alerta máximo para queimadas e 24 enfrentando focos ativos de incêndio. A baixa umidade do ar e os fortes ventos têm dificultado o trabalho das equipes de combate às chamas.
Diante da gravidade da situação, o governo de São Paulo anunciou a criação de uma força-tarefa com o apoio das Forças Armadas para auxiliar no combate aos incêndios. Aeronaves equipadas para combater incêndios florestais serão utilizadas para auxiliar os bombeiros no trabalho de contenção das chamas.
Vídeos:
Ver essa foto no Instagram
Fonte: gazetabrasil