Citroën C3 2025: preços e equipamentos do carro turbo mais barato do Brasil


O simbólico título de carro turbo mais barato do Brasil tem um novo dono: é o Citroën C3 YOU! (sim, com letras maiúsculas e, como o VW up!, com exclamação ao final). A nova versão topo de linha do hatch tem preço de lançamento de R$ 95.990, vem equipado com motor 1.0 de três cilindros T200 e câmbio automático do tipo CVT e chega às revendas nos próximos dias.

A nova configuração do C3 substitui a Feel Pack, que ainda pode ser encontrada, em oferta nas concessionárias, por R$ 96.990. Também aposenta o propulsor 1.6 aspirado da família EC5 ao optar pelo 1.0 turbo flex tricilíndrico feito em Betim (MG) – o mesmo de Fiat Pulse, Fastback, Strada, Peugeot 208, do recém-lançado 2008 e do vindouro Citroën Basalt.

Após a fusão entre FCA e PSA, aliás, a marca Citroën passou por um reposicionamento drástico na região – especialmente em nosso país. A bola da vez se tornou a acessibilidade, a comercialização de modelos com valores, digamos, mais pés no chão. Não à toa o C3 YOU! exemplifica essa nova estratégia, consolidando-se como o turbo mais acessível do mercado.

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Por este valor, o C3 YOU! desbanca Peugeot 208 Allure Turbo 200 (R$ 99.990), Chevrolet Onix AT Turbo 116CV (R$ 100.730) e Volkswagen Polo Sense (R$ 102.990).

Quanto às demais configurações, nada de novo no front, ao menos por ora, em termos de valores. As cifras seguem “acessíveis”. Tampouco temos novidades em motorização ou equipamentos. Confira abaixo como fica a linha 2025 do Citroën C3, agora com a nova opção de topo. Vale destacar ainda que o preço do compacto para o público PCD é de R$ 83.990.

O preço é um belo chamariz para o campeão de vendas da marca francesa no país. O compacto teve 12.242 emplacamentos de janeiro a julho deste ano, segundo dados da Fenabrave.

Em relação, ainda, ao preço do Citroën C3 YOU!, Felipe Daemon, vice-presidente da marca para a região, garantiu que haverá manutenção da tabela “enquanto sentirmos o nível de demanda do mercado”. Todavia, disse ainda que, assim como a concorrência, a empresa “sempre revê preços de acordo com os movimentos da indústria”. A aguardar.

A inteligência da Stellantis alega que houve evolução substancial da motorização turbo no segmento de hatches compactos. De 2019 para cá, segundo a companhia, a demanda por tal propulsão nessa seara quadruplicou — passando de 5% para 20%.

Justamente por isso, para manter sua grande vedete competitiva, lançou mão da versão YOU!, que, conforme já mencionado, vem com motor 1.0 turbo flex. O propulsor made in Betim rende 125 cv de potência quando abastecido com gasolina e 130 cv no etanol. O torque é o mesmo para os dois combustíveis: 20,4 kgfm.

Feito sobre a plataforma CMP, o Citroën C3 YOU! pesa 1.115 kg (59 kg a mais que a opção Feel). Isso lhe garante interessante relação peso-potência de 8,6 kg/cv. A versão, bom também frisar, faz o 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge máxima de 194 km/h. Com isso, ele se torna um dos hatches mais rápidos do mercado brasileiro, com exceção, claro, das versões esportivas, como Polo GTS.

O consumo, segundo a fabricante, é de 12,8 km/l na estrada e 11 km/l na cidade (gasolina) e 7,8 km/l em ciclo urbano e 8,8 km/l em ciclo rodoviário no etanol.

Além disso, de acordo com a Citroën, o C3 passou por mudanças na suspensão a fim de receber o motor T200. Há nova calibração de molas e amortecedores. A marca afirma ainda que o sistema de freios foi redimensionado, e dispõe de nova pinça a fim de segurar o ímpeto do turbo.

Além disso, a direção elétrica tem calibração distinta na versão topo de linha, ajustada ao dimensionamento do motor. Casa com o propulsor 1.0 turbo flex o já conhecido câmbio automático do tipo CVT com simulação de sete marchas.

São três os modos de condução: o Drive, que prima pela eficiência, o Sport, que deixa o hatch mais “solto”, e o Manual, que permite com que o condutor realize trocas por meio da alavanca.

Quanto ao visual, temos poucas nuances entre o Citroën C3 YOU! e as demais versões do hatchback. Destaque para as rodas de liga-leve de 15 polegadas com acabamento preto.

A carroceria, aliás, sempre vem em dois tons, com o teto pintado em preto. Branco Banquise, Cinza Artense e Cinza Grafito são as cores disponíveis. Já molduras dos faróis de neblina, apliques laterais e adesivos na coluna C vêm em Emerald Blue (um tom que reverbera “jovialidade”, segundo a marca”.

O Citroën C3 YOU! dispõe ainda de barras longitudinais. Nos para-lamas dianteiros temos o nome da versão, enquanto na traseira há a inscrição Turbo 200, ali para salientar a motorização.

Por fim, no interior, temos detalhes em azul, por exemplo, na costura dos bancos revestidos em couro sintético. Ademais, a versão tem carpetes exclusivos e soleiras metalizadas. Tais plumas e paetês diferenciam a configuração das demais.

O pacote de equipamentos do Citroën C3 YOU! é, como em toda linha, econômico. Não tem tantos itens que saltam aos olhos. A versão dispõe de central multimídia de 10 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay que dispensa fios, câmera de ré e vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch, entre outros.

O C3 segue sem oferecer recursos como conta-giros ou ar-condicionado digital, mesmo na versão mais cara. Problemas de ergonomia, como o botão de controle dos vidros traseiros entre os bancos dianteiros ainda não foram resolvidos. Ao menos a chave passou a ser do tipo canivete.

Em termos de segurança, a fim de poupar despesas, a versão não tem quaisquer alterações em relação às opções mais baratas. Vem apenas com os obrigatórios airbags frontais, freios ABS com EBD e controles de tração e estabilidade.

Além dos itens presentes, o C3 YOU! pode receber acessórios originais Mopar e equipamentos de conveniência como carregador de celular por indução, frisos laterais pintados e outros pequenos mimos. Veja abaixo a lista completa de equipamentos de todas as versões:

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Fonte: direitonews

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