Flagra: Volkswagen Golf GTI voltará ao Brasil e será estrela do Rock in Rio


Já há algum tempo que a volta do Volkswagen Golf ao Brasil é cogitada pela marca. Em fevereiro, o presidente da marca, Ciro Possobom, já havia dito ao podcast CBN Autoesporte que a vinda do modelo era uma possibilidade. Agora, parece estar muito mais perto de virar realidade.

Flagra publicado nesta semana pelo perfil @exoticsbrazil exibe um Golf GTI de oitava geração reestilizado desembarcando no aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. s placas decorativas com o nome do carro indicam não ser um carro de importação independente, mas sim um modelo pronto para exposição.

A apresentação do novo Golf GTI no Brasil deve acontecer na primeira quinzena de setembro, pouco antes do Rock In Rio 2024. A Volkswagen é patrocinadora do festival. Autoesporte entende que o hatch exportivo será estrela na área VIP da marca no festival, assim como a van elétrica ID Buzz foi exposta na edição de 2022.

Como o flagra revela, o novo Golf que chegará ao Brasil não será a versão R que esperávamos, mas sim a GTI, um pouco menos esportiva (e cara). O hot hatch chegará já na oitava geração e reestilizado, utilizando a plataforma MQB Evo.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Virá equipada com o conhecido motor 2.0 TSI turbo a gasolina da família EA888, de 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque. Com esse conjunto, o novo Golf é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. O câmbio é o conhecido DSG, automatizado de dupla embreagem com sete marchas e caixa banhada a óleo.

O novo Golf GTI chegará para disputar um segmento onde hoje estão Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R com respectivos 304 cv e 297 cv, na faixa de R$ 400 mil.

Na reestilização de meia vida para a oitava geração, o Volkswagen Golf recebeu novos recortes internos do para-choque dianteiro e uma nova base para o para-choque traseiro, além de novos arranjos internos para faróis e lanternas, estes integralmente de LED com função IQ Light, dotados de sistema matrix na dianteira e efeito 3D na traseira. Há, por fim, desenhos inéditos de roda.

Internamente, o novo Volkswagen Golf não promove uma revolução, mas recebe mudanças importantes, como a adoção da central multimídia MIB4, de até 12,9 polegadas, mais moderna e rápida, que inclui comando de voz inteligente e integração com inteligência artificial via ChatGPT.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Gigante tem valorização após decisão judicial
Próxima ‘Estamos em alerta máximo para ataque do Irã e do Hezbollah’, afirma porta-voz das Forças de Defesa de Israel