A venda de carros elétricos e híbridos no Brasil segue crescendo. No mês de julho foram 15.312 emplacamentos (contra 14.312 de junho, um aumento de 6,4%), segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Em 2024 já são 94.616 veículos leves eletrificados no mercado nacional, número maior que os 93.927 exemplares registrados de janeiro a dezembro de 2023 – até então melhor ano da história do segmento.
Entre os elétricos, destaque para a dupla BYD Dolphin Mini e Dolphin, que monopolizam a categoria com quase 1.500 unidades (cada um) em julho. O terceiro colocado, GWM Ora 03, vem bem atrás com “apenas” 398 exemplares emplacados no mês passado. No acumulado de 2024, a dupla chinesa segue imbatível com 10.544 e 8.979, respectivamente. O GWM vem em terceiro com pouco mais de 4.000 unidades registradas este ano.
No segmento de híbridos, o GMW Haval H6, com suas três variantes (HEV, PHEV e GT), emplacou 2.786 carros e ficou a frente do BYD Song Plus, que obteve 2.139. O Toyota Corolla Cross fecha o pódio de julho com 1.267 registros. Em 2024, por sua vez, o BYD segue na liderança entre os veículos híbridos: 12.177 unidades contra 11.433 modelos do GMW de janeiro a julho deste ano. Destaque ainda para o recém-lançado BYD King, que surge na 5ª posição com 593 unidades surpreendendo o Toyota Corolla, que ficou logo atrás com 348 carros.
No quesito tecnologias, os PHEVs (híbridos plug-in), aqueles que carregam na tomada, tiveram 43,5% de participação. Os BEVs (elétricos) vem em seguida com 30,7%. Ao longo de 2024, de janeiro a julho, os elétricos, no entanto, lideram com os híbridos plug-in vindo em seguida: são 35.907 unidades (38% de participação) contra 29.955 veículos (31,7%).
Em relação ao total de vendas no Brasil de veículos leves (automóveis + comerciais leves), que foi de 227.300 em julho, segundo a Fenabrave, melhor patamar desde a pandemia, a participação de mercado dos carros eletrificados manteve-se no mesmo patamar de 7% dos últimos meses. Com os números de julho, a ABVE mantém a previsão que o mercado brasileiro fechará 2024 com mais de 150 mil carros elétricos e híbridos novos.
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Fonte: direitonews