O provedor Starlink – a internet via satélite de Elon Musk – se tornou a maior operadora no Brasil, de acordo com o balanço de acessos de banda larga, divulgado pela Anatel, na última segunda-feira (1º).
De abril para maio deste ano, a empresa de internet saiu de 162 mil clientes para 200 mil, uma alta de 38 mil novas assinaturas em apenas um mês. Já a HughesNet, famosa por oferecer serviço de internet rural, registrou queda de 1 mil assinantes, ao sair de 180 mil em abril, para 179 mil em maio.
Os números registrados englobam tanto clientes residenciais, como também os clientes que são corporativos. Atualmente, o Starlink domina 42,5% do mercado da banda larga via satélite no país, contra os 38,1% da HughesNet, sua atual rival.
Em maio deste ano, o empresário Elon Musk aumentou a pressão sobre o governo após as críticas ao Judiciário brasileiro reveladas pelos “Twitter Files” e decidiu reduzir o preço cobrado pelo serviço de internet oferecido pela Starlink e prometeu dar acesso à rede de graça em escolas públicas se o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) romper os contratos que têm com a empresa.
A redução do preço do serviço da Starlink aumentou a base de clientes da empresa no Brasil ao oferecer um desconto de 50% para o kit de acesso à internet via satélite. A promoção inundou a rede X de anúncios oferecendo uma mensalidade de R$ 184 mais o equipamento no valor de R$ 1 mil.
Fonte: gazetadopovo