A Receita Federal liberou hoje a consulta para o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. O pagamento será feito na próxima quarta-feira, dia 31 de julho. Desta vez, serão restituídos 6.091.572 contribuintes, totalizando um valor de RS 8,5 bilhões.
A restituição é um valor devolvido pelo governo ao excedente do que foi pago de imposto no ano anterior. Há ainda mais dois lotes, os quais serão pagos nos dias 30 de agosto e 30 de setembro.
Neste ano, moradores de municípios do Rio Grande do Sul afetados por inundações terão prioridade para receber a restituição. No total, são 54.241 moradores. Além deles, como de praxe, recebem antes idosos e pessoas com deficiência.
Para saber se tem algo a receber neste lote, o contribuinte pode acessar os aplicativos da Receita Federal no smartphone ou tablet ou acessar a página www.gov.br/receitafederal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Como é feita a restituição do IR?
O pagamento é feito por lotes que obedece uma ordem de prioridades, como idosos e pessoas com deficiência. Em 2024, municípios do Rio Grande do Sul afetados por inundações também receberão a restituição antes. A Receita Federal já pagou dois lotes. Depois deste terceiro, mais um em agosto e outro em setembro.
Os grupos prioritários são:
- Idosos acima de 60 anos, com prioridade especial para aqueles com mais de 80 anos;
- Pessoas com deficiência física ou mental e moléstia grave;
- Professores;
- Demais contribuintes, de acordo com a ordem de entrega da declaração, com preferência para os que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
Veja como ficou a distribuição do segundo lote:
- 14.756 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 5.711.130 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 54.241 contribuintes, priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.
Em qual conta minha restituição do Imposto de Renda vai cair?
O pagamento da restituição será realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso apareça o valor a ser restituído mas ocorra problema na conta, como erro ou desativação, os valores vão para o Banco do Brasil, de onde podem ser resgatados pelo contribuinte em até um ano.
Nesse caso, é possível reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB (www.bb.com.br/irpf) ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos). Vencido o período de um ano, será necessário solicitar o valor pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.
Quais são os próximos lotes de restituição do IR 2024?
As datas de pagamento dos próximos lotes serão:
- 4.º lote: 30 de agosto
- 5.º lote: 30 de setembro
Fonte: gazetadopovo