F1: Áudios revelam tensão em troca de posições na McLaren


A McLaren conquistou uma dobradinha no GP da Hungria de Fórmula 1, com Oscar Piastri conseguindo sua primeira vitória na categoria, seguido pelo companheiro de equipe Lando Norris.

No entanto, houve uma grande discussão interna da equipe nas voltas finais, após a parada nos boxes de Norris, em uma estratégia da McLaren para protegê-lo de ataques dos adversários, mas que resultou em Piastri cair para P2, depois de liderar a maior parte da corrida após assumir a ponta na largada.

Norris inicialmente pareceu se opor à ordem da equipe, mas acabou devolvendo a posição para Piastri antes da bandeira quadriculada, permitindo ao australiano de 23 anos conquistar sua primeira vitória na Fórmula 1.

Mas o que foi dito pelo rádio da equipe enquanto a McLaren lidava com a situação?

Volta 51 – Tom Stallard (engenheiro de corrida de Piastri): “Ok Oscar, assim que chegar no Lando, vamos inverter as posições, mas queremos evitar que ele perca muito tempo de corrida.”

Volta 55 – Will Joseph (engenheiro de corrida de Norris): “Precisamos que você economize mais pneus, por favor. Queremos deixar Oscar passar.”

Lando Norris: “Então deveríamos tê-lo parado primeiro, não é?”

WJ: “Não importa.”

LN: “Quero dizer… importa sim. Talvez para mim.”

Volta 57 – WJ: “Ok Lando, ainda achamos que você está usando demais os pneus: curva 4, curva 11 e os traseiros na saída da curva 6 e curva 9. Oscar está 3.5 segundos atrás. Eu sei que você fará a coisa certa.”

Volta 61 – WJ: “Ok Lando, faltam dez voltas. Achamos que os dois carros estão usando demais os pneus. Apenas lembre-se de todas as reuniões de estratégia que temos no domingo de manhã.”

LN: “Sim, então diga a ele para me alcançar, por favor.”

Volta 63 – WJ: “Lando, ele não pode te alcançar. Você provou o seu ponto, e isso realmente não importa.”

LN: “Ele está com pneus bem mais novos. Eu teria tentado o ‘undercut’ de qualquer maneira. Se tivesse feito isso, teria ido pra cima dele.”

WJ: “Cara, fizemos a sequência de paradas nessa ordem para o bem da equipe.”

Volta 64 – WJ: “Eu tentei te proteger, companheiro. Eu prometo, estou tentando te proteger.”

Volta 66 – WJ: “Lando, faltam cinco voltas. A maneira de vencer um campeonato não é sozinho, é com a equipe. Você vai precisar de Oscar, e vai precisar da equipe.”

Oscar Piastri: “Quanto mais demorarmos, mais arriscado fica.”

TS: “Entendido Oscar, estamos cuidando disso.”

Volta 67 – WJ: “Se houver um safety car agora, vai deixar isso bem embaraçoso. Por favor, faça isso agora.”

Volta 68 – LN: “Sim, você não precisa me dizer mais nada.”

Fonte: f1mania

Anteriores Pequim está tentando expulsar Washington da liderança no espaço, diz inteligência militar dos EUA
Próxima Cláudio Ferreira denuncia falta de transparência da gestão de Rondonópolis