2° Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado em Diamantino


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou na sexta-feira dia 28 de junho, o 2° Fórum Comunitário do Selo Unicef.

O encontro foi realizado no Centro de Eventos Juarez de Abreu e contou com a participação das Secretarias de Educação e de Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o encontro teve como objetivo avaliar o plano de ação municipal aplicado na área da educação, saúde e assistência social no período do ano de 2021 a 2024. O Selo Unicef contribui para o desenvolvimento de políticas públicas em prol dos direitos da criança e do adolescente.

Ainda segundo a pasta, após a análise é sugerido um trabalho complementar de encerramento ainda para 2024, período que se conclui o prazo.

O prefeito, Dr. Manoel Loureiro, destacou a importância do selo no município como instrumento para as ações que já são realizadas. 

“Esse é o momento de analisar tudo que foi proposto e posto em prática durante esses anos. É nossa proposta como gestão incluir iniciativas em nosso município que lutem em prol dos direitos e proteção das nossas crianças e adolescentes.”

Ele ainda completou: “Essa iniciativa é uma forma de complementar o que já fazemos, como por exemplo, fornecer kits escolares que garantem o acesso aos materiais e uniformes necessários para que nossos estudantes possam ter uma educação de qualidade.”

Durante a reunião foram avaliados o desempenho do município  em 8 resultados sistêmicos, dentre eles: desenvolvimento infantil na primeira infância; educação de qualidade para todos; prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar.

Segundo Fernando Conci, membro da comissão encarregada de gerir as ações do selo no município, a avaliação da cidade é feita com base nos resultados apresentados ao longo de 4 anos e também leva em conta a participação em treinamentos oferecidos pela instituição.

“Recebemos um cronograma de atividades e prazos para serem cumpridos, onde o município é avaliado pelo cumprimento dessas atividades e também quando participamos das capacitações. Estamos confiantes em relação ao nosso desempenho pois conseguimos cumprir a maioria das atividades propostas com êxito.”

Participaram do encontro: o secretário de Assistência Social, Gilson da Silva, a assessora de Educação, Vera Lúcia; a coordenadora da atenção básica de saúde, Bárbara Barroso e a vice-presidente do CMDCA, Indianara Nogueira.

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Inteligência artificial e as vantagens no agronegócio
Próxima Comissão do Senado aprova pena mais dura para cr1m3 cometido durante ‘saidinha’