A prefeitura de São Paulo instalou grades de ferro na “cracolândia”, região central da cidade, delimitando o espaço dos usuários de drogas. Segundo a administração municipal, as grades foram colocadas para separar a área destinada aos usuários da circulação de veículos na rua.
A ação tem dividido opiniões entre os que consideram que é um cuidado paliativo, segregação, e aqueles que apoiam essa delimitação. Em 2022, uma medida semelhante foi adotada quando a “cracolândia” estava localizada na praça Princesa Isabel, também no centro da cidade, resultando no deslocamento dos usuários para outras áreas.
Em comunicado, a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos da prefeitura afirmou que o objetivo da ação é facilitar o trabalho dos agentes de saúde e assistência social, aumentar a segurança e melhorar o fluxo de veículos das equipes. A prefeitura destacou ainda que a instalação das grades visa sensibilizar os usuários de drogas para aceitarem tratamentos.
A Guarda Civil Metropolitana também se pronunciou, mencionando que a liberação da via pública para veículos e pedestres possibilita maior vigilância de atividades irregulares e combate ao tráfico, impedindo a montagem de barracas que escondem criminosos e protegendo os usuários de drogas contra atropelamentos.
Fonte: gazetabrasil