A LaLiga irá denunciar o Atlético de Madrid após vazar vídeo da torcida do clube espanhol entoando cânticos racistas contra Vinicius Júnior antes da vitória merengue no clássico desse domingo (18/9), pelo Campeonato Espanhol.
Cântico racista da torcida do Atlético de Madrid contra Vini Jr: “Eres um mono (macaco), Vinicius eres um mono.”
Absurdo. Nojo. De embrulhar o estômago.
🗞 | 🎥 @tjcope
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) September 18, 2022
De acordo com a rádio espanhola COPE, a LaLiga enviará uma queixa com os insultos ao brasileiro à comissão antiviolência, criada para combater atos ofensivos e violentos que ocorrem a cada rodada. Porém, caso o clube seja punido, será de forma financeira e não de natureza esportiva.
Vale lembrar que o comportamento da torcida colchonera foi provocado após Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, que, no programa televisivo El Chiringuito de Jugones, chamou o brasileiro de “macaco”.
Pedro Bravo acaba de llamar mono a Vinicius.#ChiringuitoDerbi
¿Debe seguir en el programa?
🔃 Si
❤️ No pic.twitter.com/i1imkCGXjr— CHIRINGUITO SHOW (@ShowChiringuito) September 15, 2022
Após a repercussão, Pedro Bravo se pronunciou sobre o caso pediu desculpas pela fala preconceituosa. Porém, explicou que usou o termo “macaco” de maneira metafórica.
“Quero esclarecer que a expressão ‘fazer o macaco’ que usei para descrever a dança de comemoração do gol de Vinicius foi feita metaforicamente. Como minha intenção não era ofender ninguém, peço sinceras desculpas. Sinto muito!”
Quiero aclarar que la expresión “hacer el mono” que he mal utilizado para calificar el baile de celebración de los goles que hace Vinicius lo hecho de manera metafórica (“hacer tonterías”). Cómo mi intención no ha sido ofender a nadie pido sinceramente perdón. Lo siento ¡!
— Pedro Bravo (@PedroBravoJ) September 16, 2022
Dentro de campo, o Real bateu o Atlético por 2 x 1, com gols de Rodrygo e Valverde para os madridistas e Morata descontando para os Colchoneros.