A vítima de um acidente fatal de avião ocorrido na sexta-feira no estado de Washington foi identificada como o General de Divisão aposentado William Anders, ex-astronauta do Apollo 8, famoso por ter tirado a icônica foto “Earthrise”. A confirmação foi feita por seu filho, Greg Anders, à Associated Press.
Pouco antes do meio-dia, equipes de resgate responderam a relatos de um acidente de avião entre as ilhas Orcas e Jones, conforme confirmado pela Guarda Costeira do Noroeste do Pacífico dos EUA.
“A família está devastada”, disse Greg Anders à AP. “Ele era um ótimo piloto e sentiremos sua falta terrivelmente.”
Durante uma transmissão na véspera de Natal de 1968, a tripulação do Apollo 8 leu versículos do primeiro capítulo do Gênesis e desejou aos telespectadores “Boa noite, boa sorte, um Feliz Natal e que Deus abençoe todos vocês – todos vocês na boa Terra.”
Anders tirou a foto “Earthrise” enquanto estava em órbita lunar em 24 de dezembro de 1968, de acordo com a NASA.
William Anders, junto com seus colegas de tripulação do Apollo 8, é uma das primeiras três pessoas a terem viajado para a Lua. Em sua homenagem, há uma cratera na Lua chamada “The Anders Crater”, segundo o site da Anders Foundation.
A FAA confirmou à Fox News que o avião que caiu era um T-34 Mentor da Força Aérea, e que a única pessoa a bordo era o piloto.
As estações aéreas de Bellingham e Port Angeles também estão no local ajudando nas operações de busca e resgate.
A Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) e a FAA estão investigando o acidente.
Fonte: gazetabrasil