Ninguém conseguiu fazer um carro elétrico que se pareça com um combustão até hoje, não é mesmo? Bom, essa história acabou. O Hyundai Ioniq 5 N faz simulação de barulho de motor a combustão na cabine. Isso não é nenhuma novidade. Mas o hatch é o primeiro elétrico da história a conseguir simular trocas de marchas e transmitir uma vibração muito real nos pedais e no volante como se tivesse um motor V8 dentro do capô.
Os números são superlativos: 650 cv de potência e 78,5 kgm de torque no modo N Grin Boost. No modo padrão, são “só” 609 cv e 75,5 kgfm. Em apenas 3,4 s, o Inoniq 5 N vai de zero a 100 km/h. Sua velocidade máxima é de 260 km/h.
Empolgação à parte, tudo isso tem explicação e é fruto de um projeto pioneiro. O Ioniq 5 é o primeiro carro elétrico feito pela N, divisão esportiva da Hyundai que reuniu equipes da empresa na Europa, na Coreia do Sul e nos Estados Unidos.
A fase final de desenvolvimento do Ioniq 5 N foi feita no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, onde o elétrico foi conduzido por 10 mil km até atingir a marca expressiva de completar uma volta em 7min45s59. Tornou-se, assim, o modelo mais rápido da história da Hyundai a completar o percurso de 20,8 km. É mais rápido também que um Porsche 718 Cayman.
O resultado está no vídeo abaixo. Aperto play e divirta-se.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews