TCE-MT adere ao Setembro Verde e recebe técnicos do Hemocentro para falar sobre importância da doação de órgãos


77180dd970d362f0e0c50da6d472385f

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recebe, nesta sexta-feira (16), a visita de técnicos do MT- Hemocentro, que passarão por todas as salas, entre 8h e 14h, para falar sobre a importância da doação de órgãos.  A ação faz parte da campanha Setembro Verde, voltada à conscientização sobre o tema. 

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), as filas de espera ainda são longas e o número de doações é inferior à demanda.  Em 2018, a lista contava com 32.716 pessoas. Só no primeiro trimestre de 2019, mais 7.974 pacientes entraram para a fila e 806 faleceram enquanto aguardavam a cirurgia. 

Assim, ao longo do mês, a Corte de Contas une esforços ao Ministério da Saúde e a diversas entidades públicas e ONGs para informar a população. O principal objetivo é diminuir a rejeição das famílias à autorização da doação, motivada, principalmente, pelo desconhecimento e pelo curto tempo entre a retirada do órgão e sua implantação. 

Diante disso, o presidente do Tribunal, conselheiro José Carlos Novelli, destaca que o trabalho de conscientização na instituição, assim como em todo o país, se intensificará ao longo dos próximos dias graças a celebração do Dia Nacional da Doação de Órgãos, no dia 27 de setembro. 

Deste modo, o TCE-MT destaca ser fundamental que os servidores manifestem o desejo de doar órgãos para seus familiares, para que eles tenham consciência da sua vontade. Vale ressaltar que não há custos para esta autorização, que oferece a todos nós a oportunidade de salvar a vida de várias pessoas.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Anteriores ‘Tesouro nacional’: morre o cineasta francês Jean-Luc Godard, ícone mundial da Nouvelle Vague
Próxima F1: Russell diz que o objetivo é P2 nos dois campeonatos