A Cerradinho Bioenergia, empresa do setor sucroenergético que produz etanol e seus coprodutos a partir de matéria-prima renovável, como a cana-de-açúcar e o milho, aderiu ao pacote RISE with SAP para modernizar e simplificar seu ambiente de gestão e estarem abertos e suportados para qualquer evolução tecnológica SAP, visando o crescimento dos negócios e a transformação digital da companhia.
A CerradinhoBio já havia realizado sua jornada para a nuvem IBM Cloud há cinco anos. Porém, a atualização de seu principal sistema de ERP para o SAP S/4HANA Cloud estava programada para 2026. “A motivação da companhia para antecipar essa mudança foi entendermos que a movimentação do mercado para o ‘mundo cloud’ é cada vez mais intensa – o que pode gerar uma concorrência no futuro por parceiros de implementação, e uma necessidade maior de recursos para fazer o processo de migração, devido à data de encerramento do suporte da versão antiga”, explica Humberto Rodrigues de Oliveira, gerente de TI da CerradinhoBio.
Mesmo já trabalhando em nuvem, a dificuldade da CerradinhoBio no ambiente sob licença estava na gestão complexa de muitas empresas diferentes e sistemas complementares, como cibersegurança, a nuvem IBM, o AMS (Application Management Services) e o SAP Basis. A oferta RISE with SAP simplificou tudo em um único contrato. “Estávamos com um ambiente desatualizado e de gestão complexa, tendo que administrar uma diversidade de parceiros, sem poder usufruir de algumas soluções da própria SAP que não rodavam no ambiente anterior. Decidimos iniciar no final de 2022 a atualização com o que há de mais moderno em tecnologia, que nos possibilitará acelerar a jornada de transformação digital e suportar o forte crescimento e expansões do grupo”, contou Humberto.
Com o apoio da Mignow para o projeto de conversão técnica, a CerradinhoBio implementou a solução ERP SAP S/4HANA e experimentou uma evolução na tecnologia, com benefícios de desempenho e de mobilidade. O potencial de inovação que o novo sistema oferece também é importante, assim como a aceleração de processos. “A experiência do usuário também foi impactada. O software disponibiliza informações em tempo real. É muito mais rápido, eficiente e fácil de usar, graças à interface gráfica SAP Fiori. Isso nos permitiu avaliar funcionalidades completamente novas e ampliadas”, destacou.
“A maioria das empresas já reconhece a necessidade de transição para o SAP S/4HANA, pela modernização do sistema e para ganhar agilidade e competitividade. Ao migrar, as empresas também estão habilitando inovação para as áreas de negócio”, complementa Rodrigo Susaki, vice-presidente de SAP S/4HANA e RISE with SAP da SAP Brasil.
A estratégia da CerradinhoBio considerou que não fazia sentido continuar investindo em melhorias na solução sob licença e então iniciar as discussões sobre as plataformas SAP Business Technology Platform (BTP) e SAP Cloud Platform Integration (CPI), bem como rodar os módulos SAP Treasury and Risk Management e SAP Fiori.
Outro importante diferencial com a atualização para o SAP S/4HANA Cloud foi a mobilidade que o sistema em nuvem proporciona. “A aplicação funcionando de maneira móvel e os processos em SAP Fiori causaram um impacto muito positivo para a nossa gestão. É um ambiente que não dá trabalho, com alta disponibilidade. Sem contar a proatividade da SAP em relação aos alertas de atualizações, correções. Ganhamos mais previsibilidade para o acompanhamento do dia a dia”, complementa Humberto.
Fonte: noticiasagricolas