O proprietário de uma empresa de leilões descobriu em uma garagem em Cotswolds, Inglaterra, Reino Unido, uma rara taça de libação chinesa feita de chifre de rinoceronte.
“Eu visito regularmente as casas dos clientes para avaliar antiguidades para um possível leilão. Eu havia terminado minha visita e estava sentado em meu carro, prestes a ir embora acenando, quando o casal perguntou se poderia me mostrar mais uma coisa”, disse Charles Hanson, especialista em antiguidades da Hansons Auctioneers em uma declaração na quinta-feira (23).
“Eles desapareceram na garagem. Normalmente não espero muito [de tais situações], mas esse foi um caso bem diferente. O que eu encontrei foi um achado mágico: um objeto chinês raro, datado do final do século XVII ou início do século XVIII. Eu o reconheci imediatamente como uma taça de libação. Ela foi lindamente esculpida em chifre de rinoceronte e apresentava detalhes intrincados”, detalhou.
El experto en antigüedades Charles Hanson descubrió en un garaje en la localidad inglesa de Cotswolds una rara copa china de libación de cuerno de rinoceronte, al que distintas culturas atribuyen cualidades mágicas, y que, supuestamente, pic.twitter.com/FyIj1FbzBp
— Al Instante GT (@AlInstanteGT) November 24, 2023
O especialista em antiguidades Charles Hanson descobriu em uma garagem em Cotswolds, na Inglaterra, uma rara taça de libação chinesa feita de chifre de rinoceronte, que muitas culturas acreditam ter qualidades mágicas
Segundo o caçador de tesouros, a xícara cor de caramelo data do período Kangxi (1662-1722) da dinastia imperial chinesa Qing. Sua seção intermediária bem esculpida retrata motivos arcaicos, enquanto a alça apresenta sinuosos dragões Chilong, um deles espreitando sobre a borda interna, havendo ainda outro dragão esculpido na borda oposta da taça.
Diversas culturas acreditam que o objeto tem qualidades mágicas. Ele era supostamente usado para fins afrodisíacos e para detectar a presença de veneno.
“Os copos de libação de chifre de rinoceronte eram usados para beber em conjunto em cerimônias importantes nos círculos acadêmicos chineses […]. Eles eram considerados objetos mágicos”, explica o pesquisador, acrescentando que o chifre de rinoceronte é considerado um dos oito símbolos preciosos que representam a boa sorte e a prosperidade na mitologia chinesa.
Além disso, nos tempos antigos, acreditava-se que as taças de rinoceronte tinham propriedades mágicas, mudando de cor para alertar o bebedor sobre a presença de veneno.
“A taça de libação foi herdada pelo avô de nosso cliente. Espera-se que ela atraia interesse mundial. Estamos avaliando-a em de £ 3.000 a £ 5.000 [R$ 18.534 a R$ 30.890]. No entanto, a demanda por objetos chineses historicamente significativos é tão grande que ela pode valer muito mais”, anunciou Hanson.
Fonte: sputniknewsbrasil