As forças militares dos EUA trouxeram à Síria caminhões-tanque carregados de armas e munições para apoiar os soldados da sua base militar na região de Jazira, comunica na quinta-feira (8) a agência síria SANA.
“Um comboio da ocupação dos EUA, constituído por seis enormes caminhões-tanque carregados com armas e munições, escoltados por dois veículos blindados, entrou do norte do Iraque através da travessia ilegal Al-Waleed, e seguiu para o sul até a cidade de Al-Hasakah”, segundo fontes locais do interior de Yarubiyah.
A SANA disse que as “forças de ocupação dos EUA” já tinham transferido antes 20 veículos militares blindados para o armazém de Tel Alo, no nordeste da província de Al-Hasakah, através do ponto fronteiriço ilegal de Al-Waleed.
A Síria considera ilegal a presença da base americana e de todas as forças estrangeiras no país, à exceção das da Rússia. O país protesta o saque de seus recursos naturais, principalmente petróleo e trigo, que tem sido retirado do país pelas Forças Armadas dos EUA, ameaçando a segurança monetária e militar do Estado árabe.
Em resultado disso, países como o Irã e a Rússia têm fornecido trigo à Síria para ela se poder sustentar.