UFMT em Cordas comemora os 10 anos do curso de Música


Nesta quarta-feira (20), às 19h30, o Teatro Universitário sedia o “Concerto de Beethoven para violino e orquestra” para comemorar os 10 anos do curso de Bacharelado em Música – Habilitação em violino, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A apresentação tem entrada franca e conta com a participação dos docentes do Departamento de Artes da UFMT Oliver Yatsugafu, no violino, e Flávia Oliveira, na regência do UFMT em Cordas. 

A coordenadora do projeto, professora Rubia Naspolini Yatsugafu conta que o Curso de Bacharelado em Música – Habilitação em violino foi iniciado em 2013. “Em 21 de setembro do mesmo ano, o professor Oliver Yatsugafu assumiu sua vaga como professor de violino na UFMT. Agora, em setembro de 2023, comemoramos 10 anos do Curso e do intenso trabalho que o professor Oliver, juntamente com seus alunos, tem feito em Mato Grosso”, destacou a professora.

Além das comemorações há um caráter inaugural na apresentação desta quarta-feira. “Poder realizá-lo na UFMT não é apenas motivo de muito orgulho para nós, mas também a realização de um sonho. Não encontramos registros da execução deste concerto aqui. É a primeira vez que o professor Oliver atuará como solista executando esta  obra com orquestra e que os músicos que compõem o UFMT em Cordas executam esta peça”, contou a coordenadora.

De acordo com a professora são mais de 200 pessoas nos cursos gratuitos de violino proporcionados pelo programa UFMT com a Corda Toda com vários violinistas representando Mato Grosso com destaque em festivais nacionais e internacionais de música. “Temos tido violinistas semifinalistas, finalistas e vencedores de concursos nacionais e internacionais de violino/instrumento, como o “Concurso Casa da Música de Porto Alegre”, “Concurso Paulo Bosisio” de Tatuí, “FeMusik” de Novo Hamburgo, além de concursos de jovens solistas promovidos por orquestras brasileiras”, comemora.

O concerto reúne no mesmo palco discentes e egressos do curso de música, além de participantes de projetos de extensão UFMT em Cordas, UFMT com a Corda Toda no Campus, Meninas em Cordas e Camerata Cuiabana. Fazemos cerca de 70 eventos por ano, sendo algo entre 10 e 15 concertos em teatros e os demais em eventos na universidade ou fora dela”, ressalta a professora Rubia Naspolini Yatsugafu acrescentando que um egresso da graduação e do programa de extensão hoje faz mestrado com bolsa nos Estados Unidos.

Emotividade marca apresentação no Teatro da UFMT

A apresentação conta com um programa amplo e emocionante. “Começaremos a apresentação com o célebre Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 61, de Ludwig van Beethoven, com adaptação para orquestra de cordas de Jakub Kowalewski, com o UFMT em Cordas, solo do professor Oliver Yatsugafu e regência da professora Flávia Vieira,  ambos docentes do Departamento de Artes da UFMT”, relatou a professora Rubia Naspolini Yatsugafu.

Para o encerramento os músicos vão se unir em uma apresentação em comum. “Na sequência preparamos um encerramento emocionante, com os projetos mencionados. Neste momento, tocaremos todos juntos músicas curtas de Dvorak, Weber, Mozart e, terminaremos a noite, com o tema de Ode à Alegria de Beethoven”, disse a coordenadora acrescentando que o concerto de Beethoven é uma das obras primas escritas para o violino. 

Fonte: ufmt

Anteriores Fraude: Golpe do pix pode zerar conta bancária; advogado explica funcionamento
Próxima ALMT homenageia personalidades por serviços prestados ao estado