100% público, comunidade celebra hospital municipal nos 295 anos de Diamantino


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a aquisição do Hospital São João Batista, que passou a ser 100% público e com atendimentos gratuitos à população. Esse marco na história do município foi registrado na solenidade realizada hoje (18.09), data em que também é comemorado o aniversário de Diamantino. A celebração foi realizada na recepção do então agora Hospital Municipal São João Batista (HMSJB).

O médico e prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro Neto, falou sobre o compromisso da gestão em trazer resolutividade para os atendimentos de saúde do município. 

“Como médico sei da importância de uma gestão voltada à saúde. Hoje nossa amada Diamantino não poderia receber um presente melhor, um hospital 100% público com atendimento em diversas especialidades. Essa conquista para a população só foi possível por meio de uma boa administração alinhada com os valores da comunidade. Nosso compromisso é trazer qualidade de vida para os diamantinenses.”

O gestor municipal ainda relembrou sua história com a unidade hospital. 

“Em 1996 cheguei em Diamantino, para atuar como médico pediatra no Hospital São João Batista, fundado pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Praticamente morei por três meses no hospital, onde fui recebido de braços abertos pelas religiosas. Presenciar a transformação desse hospital que tanto me acolheu e que agora irá acolher mais pessoas e cuidar da nossa comunidade é inestimável.”

Representando a secretária de Saúde, a coordenadora das unidades de atenção Primária, Bárbara Barroso, falou sobre a importância de se ter um hospital público em Diamantino e aponta os resultados que já estão sendo colhidos com o Hospital Municipal São João Batista.

“Nosso município celebra seus 295 anos com a aquisição do Hospital Municipal São João Batista. Não medimos esforços para qualificar a saúde em nosso município e transformar o hospital em 100% público vai de encontro com o propósito da gestão. Nossos frutos já estão sendo colhidos, pacientes que antes eram encaminhados para outra cidade, hoje recebem o atendimento aqui no HMSJB. Temos observado a redução nas filas de espera e nos encaminhamentos para fora, resultando em um tratamento mais rápido e eficaz para o paciente aqui mesmo no município.”

De acordo com a coordenadora das unidades de atenção Primária, após a aquisição do hospital a população também conta com diversas especialidades que foram ampliadas durante a gestão, primando a saúde dos munícipes.

“Agora com o Hospital Integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), podemos contar com programas e projetos do Governo. Um desses projetos é o ‘Programa Mais MT Cirurgias’, onde Diamantino foi contemplada com mais de 300 cirurgias de média complexidade contribuindo ainda mais para a saúde em nosso município.”

A diretora do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, Sandra Regina Guimarães, reforçou o compromisso do Estado na melhoria da saúde do município.

“Não medimos esforços para contribuir na melhoria da saúde nos municípios e os resultados estão aqui, Diamantino com um hospital 100% público e agora também é abraçada pelo “Programa Mais MT Cirurgias” trabalhando na redução das filas de espera por cirurgia. Agora o nosso próximo passo em parceria com a Prefeitura de Diamantino é transformar o Hospital para que atenda toda a regional abrangendo ainda mais o atendimento para os municípios da região.”

Durante o Ato Solene esteve presente: o secretário de Administração, Edvaldo Carnaúba; a secretária de Fazenda; Marineides Nogueira; o secretário de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Gilson da Silva; a vereadora municipal, Rose Pinhata; o diretor Técnico do (HMSJB), André Ribeiro; a Polícia Militar e as equipes de saúde do hospital.

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Agenda 2030 pode ser “maior fracasso” da ONU, diz Lula
Próxima F1: Conheça Suzuka, a cidade japonesa que vibra com a Fórmula 1