Curtas de realizadores mato-grossenses produzidos ao longo da experiência da graduação são o mote para conversa sobre difusão audiovisual universitária mobilizada por participantes do CineCos, projeto de extensão que promove, a partir de terça-feira (12) a Mostra Calidoscópio de Cinema e Audiovisual Universitário, no Cine Teatro Cuiabá.
A programação inclui os curtas “Passa na semana que vem”, de Evandro Birello (falecido em 2020 e homenageado da Mostra Caleidoscópio), “Originárias” de Emília Top’Tiro e Isabelle Fanaia, e “Esquecimento”, de Uri Soares. Realizadores e equipe dos curtas exibidos estarão presentes à sessão para bate-papo com participantes do projeto CineCos e com o público.
A Mostra Caleidoscópio integra a Sessão Realizador@s de MT do projeto Encontros com Cinema, realizado desde 2017 no Cine Teatro Cuiabá, sempre com sessões noturnas às terças-feiras, a patrir das 19h30 e com classificação indicativa de 14 anos.
CineCos
A mostra parte de uma iniciativa de estudantes e docentes para garantir maior circulação dos conteúdos produzidos na universidade. A iniciativa é atrelada ao projeto de extensão Cinecos, coordenado pela professora Aline Wendpap Nunes de Siqueira, e tem como propósito maior difundir e divulgar conteúdos audiovisuais produzidos no âmbito dos cursos do Departamento de Comunicação da UFMT.
Esses conteúdos englobam sobretudo materiais desenvolvidos para disciplinas, ou atividades extra-classe realizadas por estudantes vinculados ao antigo curso de Radialismo, aos cursos de Jornalismo, Publicidade & Propaganda e ao mais recente curso do Departamento de Comunicação da UFMT, Cinema e Audiovisual.
Os conteúdos difundidos pelo CineCos contemplam formatos diversos, como animações, reportagens, vinhetas e conteúdos sonoros, curtas ficcionais e documentários.
O projeto CineCos conta com um canal no YouTube (cinecosufmt), principal meio de difusão dos conteúdos vinculados ao projeto. As atividades também são divulgadas pelo Instagram @cinecosufmt. O CineCos tem a preocupação de democratizar a produção audiovisual e sonora universitária, que nem sempre encontra oportunidades de difusão para além do âmbito acadêmico.
Homenagem
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Radialismo pela UFMT e especialista em Cinema & Audiovisual pela UNIC, Evandro Birello teve destacada passagem pela iniciativa pública e privada como profissional de comunicação nas duas últimas décadas.
Ainda na universidade, junto a colegas do Curso de Comunicação Social, realizou obras que marcaram época como “As pequenas coisas que consolam o caboclo”, “Cerco” e “Passa na semana que vem”, este último um retrato com cores bastante pessoais sobre as agruras vividas por um estudante em vias de se formar no curso de Radialismo para conseguir o tão sonhado emprego na área.
Bastante ligado à cena musical do rock independente, Birello também produziu videoclipes como “Nem por você”, da Banda Navarone. Em experiência como técnico audiovisual na Universidade de Cuiabá (UNIC), colaborou com produtos audiovisuais de estudantes do curso, como “O amor e a bagunça da casa”. Na iniciativa pública, trabalhou na Secretaria de Comunicação do Estado, na edição e pós-produção de diversos documentários institucionais sobre histórias e personagens de Mato Grosso.
Mais recentemente, Birello atuava como técnico audiovisual na TV Universidade (TVU UFMT), produzindo logos, vinhetas e identidade visual de programas da emissora.
Fonte: ufmt