O Chelsea anunciou nesta quinta-feira (8/9) a contratação do treinador Graham Potter, de 47 anos, como novo treinador da equipe londrina. Ele deixará o comando do Brighton para assumir a vaga deixada por Thomas Tuchel, demitido do cargo nessa quarta (7/9).
Ele será comandante da equipe por cinco temporadas. Para contar com o novo treinador, o Chelsea desembolsou 10 milhões de libras (quase R$ 60 milhões) na multa rescisória, já que seu contrato com o Brighton ia até 2025. Ele já deve estrear no sábado (10/9), quando os Blues enfrentam o Fullham pela 5ª rodada da Premier League.
“Estou muito animado em fazer parceria com o novo grupo de proprietários do Chelsea e ansioso para conhecer e trabalhar com o empolgante grupo de jogadores e desenvolver uma equipe e cultura das quais nossos incríveis fãs possam se orgulhar”, afirmou o novo treinador em declaração ao site dos Blues.
Chelsea Football Club is delighted to welcome Graham Potter as our new Head Coach! 🤝
— Chelsea FC (@ChelseaFC) September 8, 2022
Graham Potter comandou o Brighton três temporadas. Potter teve um excelente início nessa última temporada, o técnico soma 5 vitórias em 7 partidas, com direito a um grande resultado frente ao Manchester United, em pleno Old Trafford, após vitória por 2 x 1. A equipe está a frente do Chelsea na Premier League. Enquanto os Blues estão em na 6ª colocação, o ex-clube de Graham é o 4º na classificação.
Ele chega ao cargo depois de Tuchel ser demitido após a derrota do time inglês para o Dínamo Zagreb, por 1 x 0, na estreia da Champions League.