A Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso vai promover um Simpósio em Araranguá, na região sul do estado, para debater sobre o combate à violência contra a Pessoa Idosa.
O evento proposto pelo presidente do colegiado, deputado Sérgio Motta (Republicanos) faz parte de um ciclo de atividades sobre o tema, iniciado em junho, com o objetivo de auxiliar na implantação de políticas públicas em defesa desta parcela da população.
A realização do simpósio foi aprovada na manhã desta terça-feira (22) pela Comissão. O evento está programado para o dia 04 de outubro.
Dados sobre Fundo Estadual do Idoso
O colegiado deliberou, também, por iniciativa do deputado Sérgio Motta, a solicitação à Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, de informações referentes ao saldo atualizado do Fundo Estadual do Idoso (FEI).
A intenção é viabilizar a utilização dos recursos deste fundo. “Sabemos da existência de recursos, mas a liberação é limitada. A gente teria que fazer um debate para instituirmos novos modelos de projetos, porque às vezes os recursos ficam inutilizados porque não tem projeto, ou porque outros, que envolvem construções, por exemplo, o Conselho não permite”, destaca o deputado Emerson Stein (MDB).
Sérgio Motta acrescentou que “a Comissão deve marcar uma reunião junto ao Ministério Público, e após o conhecimento do valor exato desse fundo, promover novos encontros para acabar com as burocracias que atrapalham na construção de políticas públicas.”
Agência AL
Fonte: alesc.sc.gov