CAROL FLORES
DA REDAÇÃO
Nesta quarta-feira (16/8), a Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica aprovou o parecer do PL (Projeto de Lei) 607/2019, de autoria do ex-vereador Reis (PT) e coautoria do vereador João Ananias (PT), que institui o serviço especial gratuito de transporte para tratamento de saúde, na modalidade porta a porta, para portadores de doenças graves ou crônicas.
Na justifica do projeto, o autor relembra que “embora exista o Atende, seus serviços são prestados apenas às pessoas com deficiência” e considera justo oferecer serviço semelhante a este público. O vereador Adilson Amadeu (UNIÃO), relator da proposta, deu parecer favorável e argumentou que o PL é importante para pessoas que estão em tratamento e que normalmente passam por inúmeras dificuldades e gastos. “Esse projeto tem custo zero para a cidade de São Paulo perto dos benefícios que trará para as pessoas que estão em tratamento e necessitam desse tipo de auxílio”, disse.
Também recebeu aval da Comissão o PL 58/2023, de autoria do vereador Marcelo Messias (MDB) em coautoria com outros três vereadores, que trata da gratuidade de entrada de acompanhantes de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e Síndrome de Down em eventos, espaços de cultura e lazer no município de São Paulo.
O presidente da Comissão de Trânsito, vereador Senival Moura (PT), parabenizou a elaboração do projeto e ressaltou a importância em garantir o acesso dos portadores de Síndrome de Down e TEA e seus acompanhantes em eventos culturais e esportivos. “Muitas vezes as pessoas não acompanham por falta de recurso econômico e com isso os portadores de Síndrome de Down e TEA deixavam de participar desses tipos de eventos”, disse.
Ao final, o colegiado aprovou um requerimento de autoria do vereador Rodolfo Despachante (PSC) que pede a realização de Audiência Pública para discutir o trânsito de veículo de transporte de passageiros no calçadão do centro da cidade.
Participaram da reunião os vereadores Adilson Amadeu (UNIÃO), Camilo Cristófaro (AVANTE), João Jorge (PSDB), Ricardo Teixeira (UNIÃO), Rodolfo Despachante (PSC) e Senival Moura (PT).
Para conferir a íntegra, clique no vídeo abaixo: