Teve início na tarde desta quarta-feira (2), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) , Câmpus de Cuiabá, a 2ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O Forplad, que congrega os gestores do Brasil inteiro, tem dentre seus objetivos estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração, e segue até sexta-feira (4).
O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, destacou a importância do evento para as Instituições. ” O Forplad, nos últimos anos, tem se atentado para o financiamento público e da educação superior no Brasil, considerando todas as suas especificidades, que vão desde o orçamento até as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Há também preocupações com a saúde pública, com os Hospitais universitários e outras demandas”, disse, ressaltando que o encontro agrega para um futuro sustentável de longo prazo para um projeto de país.
Para o pró-reitor de Planejamento (Proplan) da UFMT, Roberto Perillo Barbosa da Silva, falou sobre as pautas do evento. “Na tarde de hoje já temos a primeira pauta sobre as perspectivas para as Ifes. Nesta quinta-feira teremos os trabalhos das comissões e uma palestra sobre a matriz de distribuição de recursos para as instituições, que seguirá com mesa-redonda”, destacou, falando ainda que na sexta-feira as discussões serão sobre compras, licitações e outros.
O pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi) da UFMT e coordenador regional do Forplad, Adriano Aparecido de Oliveira também destacou a relevância das discussões do evento. “Para a pasta de administração e Infraestrutura o evento se mostra essencial para subsidiar as demandas e diálogos com o governo, como exemplo para as obras, recursos e funcionamento pleno das Ifes”, ressaltou.
Demandas para o desenvolvimento
O coordenador nacional do Forplad, o pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Sul da Bahia, Franklin Matos Silva Júnior, também reforçou que o foco do evento se pauta nas perspectivas de financiamento para os próximos anos. ” Tivemos dias difíceis nos últimos seis anos, e é momento de pensarmos nessa pauta, a fim de assegurarmos nosso funcionamento e que haja a distribuição dos recursos de forma transparente, objetiva e que contemple as necessidades de todas as Ifes”, disse.
O coordenador reforçou aos presentes, que o Forplad funciona como um órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das IFES (Andifes). “Realizamos análises e estudos que servem como base na construção de propostas e planos, nas áreas de Planejamento e Administração, para o sistema federal de ensino superior. Temos as comissões temáticas de Administração, Modelos, Planejamento e Avaliação, que estão em atividades durante esses dias”, destacou.
Também estiveram no dispositivo de abertura o diretor geral da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, e membros da direção nacional do Forplad. Pró-reitores e secretários da UFMT também acompanharam a solenidade de abertura.
Leia mais
Fonte: ufmt