FELIPE PALMA
DA REDAÇÃO
O PL (Projeto de Lei) 204/2018, aprovado em definitivo no último dia 31/5 pela Câmara Municipal de São Paulo, foi sancionado em um evento realizado na manhã desta segunda-feira (19/6). A matéria que trata o PIU (Projeto de Intervenção Urbana) Arco Jurubatuba prevê o desenvolvimento urbanístico e social das regiões de Jurubatuba, Vila Andrade e Interlagos, zona sul da capital paulista.
A proposta do Executivo, aprovada em primeiro turno em abril do ano passado, ficou suspensa por mais de um ano devido a uma ação judicial que alegava falta de estudos prévios sobre o impacto ambiental das obras no entorno. Em maio deste ano, foram retomados os debates na Casa.
Representando o Legislativo paulistano, o presidente da Câmara, vereador Milton Leite (UNIÃO), destacou os avanços que o PIU irá trazer para a região. “Esse projeto é mais um divisor de águas para a zona sul, porque esse projeto permite investimentos na ponta, voltados justamente para aqueles que mais necessitam. Isso mostra o olhar que nós vereadores e a gestão do prefeito Ricardo Nunes têm para a população mais vulnerável da nossa cidade. A sanção desse PIU permitirá investimentos da iniciativa privada em grande projetos habitacionais, de infraestrutura, mobilidade, revitalização, entre outros”.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) também pontuou o papel transformador do PIU para o território e agradeceu a parceria do Legislativo. “Tenho certeza absoluta que esse PIU Jurubatuba vai ser uma região de bastante interesse para os investidores. Poderemos arrecadar aquilo que está previsto de R$ 1,8 bilhão e reverter esse valor nesta região do PIU. O mais importante é continuar essa parceria da Prefeitura com a Câmara Municipal de São Paulo. Desde já, agradeço a todos os vereadores, em nome do presidente Milton Leite, pela compreensão na votação dos projetos que são importantes para São Paulo como é o caso deste PIU. Essa relação da Câmara com a Prefeitura é fundamental para que possamos garantir a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam”.
Entre as ações previstas no texto estão o melhoramento viário, investimentos em infraestrutura, construção de HIS (Habitação de Interesse Social), remoção de pessoas de áreas de risco e a implantação de equipamentos públicos voltados às áreas da saúde e educação. O projeto ainda contempla ações voltadas ao desenvolvimento econômico da região, bem como a recuperação dos sistemas hídrico-ambientais, despoluição e regularização das áreas de mananciais e o investimento na estrutura dos sistemas de transporte e mobilidade urbana.
Participaram também do evento os vereadores Dr. Nunes Peixeiro (MDB), Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE), Janaína Lima (MDB), Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS), Marcelo Messias (MDB), Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO), Rodrigo Goulart (PSD), Rinaldi Digilio (UNIÃO) e Thammy Miranda (PL).