O Tiguan saiu de linha no Brasil em 2021 com a promessa de um retorno que não aconteceu. Enquanto aguardamos a volta do SUV médio, a Volkswagen testa a nova geração na Europa e revela suas primeiras imagens e informações oficiais.
O SUV ainda está camuflado, mas exibe muitas características de sua carroceria. Na comparação com o Tiguan anterior, a nova geração está mais arredondada. Isso fica evidente, por exemplo, pelo formato da área envidraçada.
A grade frontal aparenta ter um filete de LED interligando os faróis, que também estão levemente mais arredondados e devem ter iluminação matricial. O parachoque também revela alguns sensores dos sistemas de assistências ao motorista.
A Volkswagen ainda esconde a traseira do Tiguan, mas uma pequena protuberância na região das lanternas revela que elas são interligadas, como T-Cross e Nivus. O Tiguan agora tem 4,55 m de comprimento (+ 5 mm) , 1,93 m de largura, 1,64 m de altura (+ 5 mm) e 2,68 m de distância entre-eixos.
O interior foi totalmente repaginado. O Tiguan agora terá a mesma central multimídia de 15 polegadas do elétrico ID.7, com novo sistema nativo e conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Para as versões de entrada, a marca confirma uma central multimídia mais simples, com 12 polegadas.
Outra novidade do Tiguan é que a interface do sistema pode ser controlada por um pequeno joystick no console central (ainda que a multimídia seja touchscreen). A alavanca do câmbio automático foi realocada atrás do volante e os bancos receberam funções de aquecimento, ventilação e massageadores.
Ao menos no mercado europeu, o Tiguan terá motores 1.5 TSI com sistema híbrido-leve, 2.0 TSI movido a gasolina, 2.0 TDI movido a diesel e duas opções híbridas plug-in.
Segundo a marca, as versões com baterias de 18.5 kWh desenvolvem entre 201 cv e 268 cv de potência e podem rodar até 100 km sem gastar combustível. A quarta geração do Tiguan será elétrica e não terá qualquer opção de motor a combustão.
O novo Tiguan chega ao mercado europeu no primeiro bimestre de 2024. Após o seu lançamento no velho continente, a Volkswagen deve mostrar a versão com entre-eixos alongado, que é produzida no México e vendida na América do Norte. Não há qualquer movimentação que indique que o Tiguan venha para o Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews