Aston Martin se inspira no carro de F1 e cria versão especial do SUV mais rápido do mundo


Que o Aston Martin DBX 707, SUV mais rápido do mundo, é o carro médico da Fórmula 1 para 2023 não é novidade. E para comemorar o ótimo início de temporada da equipe dentro das pistas – vice-líder entre construtores, atrás da Red Bull –, a fabricante decidiu criar uma versão exclusiva com inspiração no AMR23, carro da equipe na competição de automobilismo mais famosa do mundo.

Batizado de BX707 AMR23 Edition, o SUV segue com brutais 707 cv e incríveis 91,7 kgfm de torque extraídos do motor V8 4.0 biturbo, que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 s e atingir velocidade máxima de 310 km/h. O câmbio é automático de nove marchas.

A versão é um produto da divisão Q da Aston Martin, responsável pelo programa de personalização dos modelos da marca. O estilo é compartilhado com o modelo 707 tradicional, mas o SUV foi pintado em um tom chamado verde Podium (o mesmo do carro da F1), recebeu emblema “Q” no para-lama e pinças de freio também na cor verde. Há ainda detalhes de fibra de carbono.

O interior também traz todo o requinte do SUV original, porém, adiciona detalhes exclusivos de fibra de carbono e revestimento bicolor verde e preto. Apesar de anunciado como disponível para encomendas, o DBX707 AMR23 Edition ainda não teve o preço e o números de unidades divulgados. Também não está disponível no site da marca.

Para chegar nestes números impressionantes de desempenho, a fabricante britânica deu uma “anabolizada” no SUV. A começar pelo V8, que é fornecido pela AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz. É o mesmo da versão convencional, que entrega 550 cv, mas com uma nova calibração de turbinas.

Essa configuração usa rolamentos em vez de um apoio fixo, o que facilita a admissão de gases para aumentar a quantidade de giros do turbocompressor e ainda diminui o turbolag. O diferencial consegue mandar 100% dos mais de 90 kgfm de torque para as rodas traseiras caso haja necessidade.

O bicampeão de Fórmula 1 e agora piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, recebeu no início deste ano um novo “carro da firma”, justamente um DBX707. A loja da Aston Martin fica em Mônaco — onde a Autoesporte visitou o museu de carros do Príncipe Rainier III. Confira o vídeo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Como é estudar ou trabalhar nas escolas do SENAI? | Daily Vlog
Próxima ALMT aprova projeto que prevê criação do Sistema Estadual de Trilhas