Pesquisa e Pós-graduação é tema de Encontro regional


O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva,  participou na tarde desta quarta-feira (03), da solenidade de abertura do Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop), da região Norte e Amazônica. O evento aconteceu no Teatro Universitário, no Câmpus de Cuiabá, e contou também com a presença do reitorado da UFMT,  representantes de instituições de ensino superior (Ifes) e de fomento à pesquisa do Estado e Brasil.

O reitor destacou a importância do encontro que congrega, além dos estados da região Norte, as Ifes de Mato Grosso e do Maranhão. “Temos várias especificidades, como a distância e outras assimetrias, então precisamos de programas  e políticas específicas para a produção e disseminação do conhecimento para essas regiões”, disse.

O professor completou ainda que o encontro possibilita articulações para busca de financiamento. “É possível vislumbrarmos estratégias para a captação de recursos, tanto no Brasil quanto no exterior, onde temos diversas instituições brasileiras. A ideia é que consigamos realizar esse feito para que possamos dar continuidade ao desenvolvimento dessa região fundamental para o Brasil e o mundo”, destacou.

O pró-reitor de Ensino de Pós-graduação da UFMT e coordenador geral do encontro regional, professor Jackson Antônio Lamounier Camargos Resende, reforça a relevância da ação para questões relacionadas à Amazônia. “Temos a oportunidade de propor o modelo do que precisamos para o ensino de pós-graduação e a pesquisa. Temos capacidade, materiais, recursos humanos,  para o desenvolvimento das pesquisas na região Amazônia”, ressaltou.

Desafios para produção do conhecimento

Também presente no evento o pró-reitor de Pesquisa da UFMT, professor Leandro Dênis Battirola, contou que o momento é oportuno para busca de soluções. “De fato existem muitas assimetrias no desenvolvimento da pesquisa no norte do país, em relação ao sul e sudeste, que são centros já consolidados. Nesses eventos que realizamos buscamos a realidade de cada uma para proposição de soluções coletivas que atendam todas instituições do Norte do Brasil”, disse.

Também estiveram presentes no dispositivo solene a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério  da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcia Cristina Bernardes Barbosa, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis(UFR), professora Analy Castilho Polizel de Souza.

O representante do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), professor Cristovam Alano da Silva, o pró-reitor de Pesquisa do IFMT, professor Epaminondas Magalhães, a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professora Áurea Inácio também participaram da solenidade.

O presidente nacional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop), professor Robério Rodrigues Silva, o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), professor Odir Antônio Dellagostim. 

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) , Marcos de Sá Fernandes da Silva, o diretor geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis e o diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal, professor Paulo Teixeira. A Vice-coordenadora Regional Norte do Foprop, professora Amanda Fecury e a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFR, Edna Maria Bonfim da Silva também estiveram presentes.

Durante a solenidade, o secretário da Seciteci e o presidente da Fapemat realizaram o lançamento oficial do edital de bolsas de doutorado para os Programas de Pós-graduação sediados em Mato Grosso.

O Encontro regional segue até sexta-feira (05). A programação do primeiro e do terceiro dia do evento são dedicados à Pesquisa e o segundo dia à Pós-graduação.

A organização do evento é uma parceria entre o Foprop, a UFMT, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Leia mais

Reitor discute aproximação da ciência com a comunidade

UFMT recebe Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação

Fonte: ufmt

Anteriores Pesquisa e Pós-graduação são tema de Encontro regional
Próxima Escola de Governo realiza segunda etapa do Seminário de Gestão do Conhecimento