O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou nesta terça-feira (28) uma reunião sobre as ações na área de acessibilidade para ampliar o processo de inclusão de alunos. O encontro envolveu em profundidade a inserção dos estudantes PcDs na Universidade.
Participaram do encontro a vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, o coordenador do NAI, Túlio Adriano Alves Gontijo, o secretário adjunto da pessoa com deficiência (PcD) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Rubens Dias da Silva, e coordenadora de política de inclusão social, Rosenil da Conceição Silva.
A vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, destacou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para colaborar com os estudantes na busca de seus direitos junto aos serviços públicos.
De acordo com a vice-reitora, “podemos passar agora as orientações aos estudantes e aos seus familiares para que tenham assistência do município, tanto para benefícios, quanto para o transporte público e para o transporte especial, que é um programa municipal.”
Segundo o coordenador do NAI, a UFMT oferece monitores inclusivos que acompanham os estudantes PcDs, além de equipamentos, quando for o caso. Além disso, Túlio Gontijo reforça que parcerias, como a da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, contribuirá com o acesso e permanência dos mesmos na instituição.
Fonte: ufmt