Empresário compra McLaren de R$ 3 milhões e “coloca” escudo do Palmeiras no capô


É comum ver carros nas ruas com bandeirinhas ou adesivos de times de futebol. Porém, para comemorar o título do Palmeiras do Campeonato Paulista no último final de semana, um empresário brasileiro resolveu elevar o nível: estampou o escudo (gigante) do time no capô de seu…McLaren! O bólido em questão, único no Brasil na sugestiva cor verde Hello, é o Artura, um esportivo híbrido de 680 cv que custa cerca de R$ 3 milhões por aqui. Mas calma: tudo não passa de uma montagem feita virtualmente.

O Artura é um dos carros mais recentes lançados pela McLaren e tem a missão mundial de disputar a preferência dos abastados com a Ferrari 296 GTB. Para entregar 680 cv e rodar 30 km no modo elétrico, o McLaren Artura combina um motor a combustão V6 3.0 biturbo, com 585 cv e 59,6 kgfm de torque — opção mais leve, menor e menos poluente que o conhecido V8 4.0 — a uma unidade elétrica que fornece 95 cv e 22,9 kgfm extras.

Segundo a própria fabricante, o esportivo arranca de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. O Artura ainda chega aos 200 km/h em 8,3 segundos — tempo que muitos veículos não chegam nem aos 100 km/h. A máxima é limitada eletronicamente, mas estamos falando de 330 km/h.

Já o câmbio automático de dupla embreagem e oito marchas é totalmente novo. A força do carro é despejada no piso com a ajuda do diferencial traseiro eletrônico, tecnologia capaz de repassar a força para a roda com mais aderência e de maneira mais rápida que um sistema mecânico, afirma a fabricante.

Um fato curioso do Artura é o pneu. Chamados de Cyber Tires, os compostos têm chips internos para analisar vários dados e trabalhar com os sistemas eletrônicos de estabilidade para entregar a melhor performance. E eles também são capazes de cancelar o ruído da rodagem e as vibrações. Mas também há a opção do P Zero Corsa de alto desempenho aos que gostam de usar o carro em pista. Há outra curiosidade: o Artura utiliza direção eletro-hidráulica. A razão? Garantir uma sensibilidade maior que a assistência puramente elétrica.

Por fora, o Artura traz muito do DNA da McLaren. Os faróis são incrustados na carroceria e as laterais se destacam pelas enormes entradas de ar. A traseira tem lanternas formadas por filetinhos de LED. Ao centro, as saídas de escapamento dão o toque de supercarro, algo acentuado pelo enorme extrator e pela grade de treliça. Da maneira tradicional da marca, as portas abrem para cima. E todos sabem que isso é vital para fazer um superesportivo andar mais. Está bem, essa parte não é verdade.

Dentro, a procura por desempenho está em cada detalhe, dos bancos de fibra de carbono ao sistema de entretenimento. A McLaren diz que optou por uma tela multimídia estreita e vertical para não ocupar tanto espaço no painel. Foi uma maneira de deixar os ocupantes mais próximos e deslocados para o centro do veículo. Tudo para oferecer mais estabilidade.

ATUALIZAÇÃO: ao contrário do que foi afirmado pela assessoria de imprensa do empresário de que tratava-se, sim, de uma adesivagem real, o escudo em questão foi inserido de forma virtual no capô do veículo. A matéria foi atualizada.

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Fonte: direitonews

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