Pneu furado? Sem pânico! Domine a arte de trocar rodas em um piscar!


Você está dirigindo pela estrada quando, do nada, escuta um estouro e sente o veículo perder a estabilidade aos poucos. Um dos pneus do carro furou e você precisa trocá-lo o mais rápido possível, mas não sabe como fazer isso.

Aqui, iremos te ensinar o passo a passo de como trocar um pneu do carro em situações de emergência, como no caso hipotético acima. Assim, você nunca mais vai ficar na mão caso se encontre em um cenário parecido.

Como trocar um pneu do carro de forma segura e eficaz

Antes de qualquer coisa, é preciso se certificar que o veículo está sem nenhum passageiro, bem esvaziar o porta-malas para deixá-lo mais leve. Somente depois disse dê início ao procedimento.

1 – Pare o carro em um local reto e seguro

Não pare na pista ou em curvas, já que isso pode causar acidentes. Acione o pisca-alerta e posicione o triângulo de sinalização a uma distância adequada do veículo estacionado.

2 – Pegue as ferramentas necessárias

Pegue o macaco, a chave de roda e o estepe no porta-malas. Confira se o estepe está em condições adequadas para uso e se a pressão do pneu está correta, de acordo com o modelo do estepe.

3 – Afrouxe um pouco os parafusos da roda

Solte um pouco os parafusos da roda furada utilizando a chave de roda, mas ainda não os tire completamente. Isso tornará mais fácil a remoção da roda quando o carro estiver levantado pelo macaco.

4 – Posicione o macaco

Coloque o macaco em um ponto firme e seguro no chassi do carro, normalmente indicado no manual do proprietário ou por alguma marcação na lataria. Levante o carro até o pneu furado se distanciar alguns centímetros do chão.

5 – Remova os parafusos

Agora, remova totalmente os parafusos e os armazene em algum lugar seguro. Depois, retire a pneu e guarde-o no porta-malas, no lugar em que anteriormente estava o estepe.

6 – Troque a roda

Coloque o estepe no lugar do furado e alinhe os furos com os parafusos. Coloque os parafusos e aperte um pouco com a chave de roda, mas ainda não os fixe totalmente.

7 – Abaixe o carro

Depois disso, abaixe o carro com cuidado e lentamente, até que o estepe e todas as rodas estejam seguras no chão. Retire o macaco hidráulico e guarde-o no compartimento do porta-malas do carro.

8 – Termine de apertar

Por fim, termine de apertar os parafusos da roda substituta usando a chave de roda, seguindo uma ordem cruzada para que a fixação seja uniforme. Confira se todos os parafusos ficaram bem apertados.

Pronto, agora você sabe o passo a passo para se livrar de apuros em caso de um pneu furado. Mas lembre-se de levar o produto a um borracheiro para realizar o conserto ou a substituição, caso necessário.

Fonte: capitalist

Anteriores 'Núcleo pró-OTAN': diplomata russo explica como aliança prepara terreno para presença na Ásia
Próxima Juiz e MP não podem dizer quais provas são importantes para defesa, diz STF