Faculdade de Medicina divulga edital para o Revalida


A Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou nesta terça-feira (28) o edital para o processo de revalidação de diplomas estrangeiros. As inscrições na primeira etapa ocorrem de 10 a 28 de abril por meio de endereço eletrônico, assim como o envio da documentação. 

Podem participar da revalidação brasileiros ou estrangeiros em situação legal no Brasil que possuam diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente. O documento deve ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros. 

A diretora da FM, Bianca Borsatto Galera, ressaltou o papel social do programa, visto que o Mato Grosso é “um estado que faz fronteira com outros países e que há a possibilidade de novos profissionais da saúde gabaritados passarem pelas etapas, tanto documentais, quanto das provas escrita e prática, que avalia procedimentos e habilidades, para serem aprovados e atuarem como médicos no Brasil.” 

Avaliações acontecem em maio e agosto

Ambas as avaliações serão realizadas somente na cidade de Cuiabá. O objetivo será avaliar as habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O processo de revalidação, defende a diretora, é ofertado pela FM-UFMT há mais de 30 anos, nos quais foram adquiridos expertise e critérios mais precisos para que os médicos possam demonstrar qualificação para trabalhar no país. 

Informações mais detalhadas podem ser conferidas no edital

Fonte: ufmt

Anteriores Município oferece doses da bivalente para trabalhadores da Saúde a partir de segunda
Próxima Tangará da Serra e Cáceres receberão novas sedes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente