Otmar Szafnauer falou à AS Motor, comparando o desenvolvimento da Alpine e da Aston Martin na Fórmula 1, e entre outras coisas, o chefe da Alpine, relembrou o período em que ele próprio estava no comando da Aston Martin, e também comentou sobre a idade de Fernando Alonso.
Szafnauer tornou-se chefe da equipe Force India em 2009 e permaneceu com a equipe quando ela foi renomeada como Racing Point em 2019, e novamente quando se tornou Aston Martin em 2021. No início de 2022, ele trocou a Aston Martin pela Alpine para assumir o cargo de chefe da equipe. Certamente não foi um período sem problemas, pois embora a Alpine tenha conseguido terminar em quarto lugar entre os construtores sob sua liderança, ele também estava presente quando Fernando Alonso deixou a equipe inesperadamente, e uma ‘novela’ sobre o contrato de Oscar Piastri aconteceu, terminando com Piastri indo para a McLaren em 2023.
Na temporada 2023, pelo menos por enquanto, parece que a Alpine perdeu algum terreno para a concorrência. Pierre Gasly se qualificou apenas em P20 na primeira corrida no Bahrein, embora tenha conseguido uma boa recuperação e terminado em P9, marcando dois pontos. Por outro lado, Esteban Ocon abandonou devido a um problema no motor, depois de receber um número recorde de penalidades de tempo em uma mesma corrida.
Enquanto isso, a Aston Martin realmente fez grandes progressos e Alonso ainda conseguiu garantir um pódio em sua na primeira corrida com a equipe, o P3 atrás apenas dos dois carros da Red Bull e Lance Stroll um bom P6, ainda machucado devido ao seu acidente de bicicleta. Szafnauer foi convidado a comparar o desenvolvimento da Alpine com o da Aston Martin.
“Para ser honesto, A Aston Martin sempre foi uma equipe boa e eficiente”, disse Szafnauer. “Parabéns a eles. Mas a Force India era exatamente a mesma equipe em 2014, terminamos em quarto e tivemos muito ritmo de corrida. A Aston fez um grande progresso e precisamos fazer o mesmo.”
Szafnauer só tem elogios ao seu ex-piloto Alonso, embora também tenha acrescentado um comentário sobre a idade do espanhol. “Ele está muito motivado, vive para isso, mas em algum momento, a idade alcança todos nós, embora eu não tenha ideia de quando isso vai acontecer com ele”, finalizou o chefe da Alpine.
Fonte: f1mania