Deputadas diplomadas falam sobre mandatos coletivos no


O programa Estúdio Alesp recebeu, nesta terça-feira (24), as deputadas diplomadas Mônica Seixas (Psol) e Paula Nunes (Psol), – integrantes de dois movimentos compostos por mulheres negras – para falarem sobre mandatos coletivos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Mônica Seixas, que está indo para seu segundo mandato, faz parte do Movimento Pretas, grupo de mulheres que apresentou uma candidatura coletiva para o Legislativo paulista e foi eleito com 106.781 votos. Em 2018, Mônica foi eleita para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa com a Bancada Ativista.

Para a parlamentar, os mandatos coletivos são um marco revolucionário na política. “Os mandatos são uma crítica, porque a gente sente a ausência de mulheres, de pessoas LGBT e de outros debates”, disse.

Já Paula Nunes assume o cargo como deputada estadual pela primeira vez no dia 15 de março. A parlamentar, eleita com 259.771 votos, integra a Bancada Feminista junto com outras quatro mulheres. “São cinco mulheres negras que atuam em pautas e representações diversas. Temos uma forma de funcionamento coletivo, me trazendo como porta-voz de um projeto político da bancada feminista”, explicou.

As candidaturas coletivas não são regulamentadas pela Justiça Eleitoral, que aceita apenas candidatos independentes. Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são as duas deputadas eleitas as titulares dos mandatos na Alesp.

Durante a entrevista, Mônica e Paula convergiram para a pauta da representação feminina e negra no Legislativo estadual. “Somos a linha de frente dos movimentos sociais e sentimos na pele o que é o impacto das políticas públicas ou da ausência delas”, disse Paula Nunes.

As deputadas celebraram a representação feminina recorde na Alesp, com 25 deputadas eleitas para a 20ª legislatura, mas ressaltaram que o número segue aquém da real parcela de mulheres da sociedade. “A representação de mulheres negras na Alesp é historicamente muito baixa. Chegamos para aumentar esse número”, afirmou.

Fonte: al.sp.gov

Anteriores Média financeira das pequenas e médias empresas recua 4,4% em dezembro
Próxima Gefron apreendeu mais de R$ 1 bilhão em drogas, veículos, moedas e aeronaves na fronteira de MT