Volkswagen Saveiro Robust está R$ 20 mil mais barata em programa do governo


O segundo colocado nem sempre recebe o mérito pelo seu feito. A Volkswagen Saveiro é um exemplo dessa “injustiça” quando falamos do setor automotivo. Na árdua briga pelo segmento das picapes compactas, o modelo mantém, há tempos, números sólidos e constantes que comprovam o valor do utilitário leve assinado pela VW.

No acumulado deste ano até junho, a picape de entrada da Volkswagen emplacou mais de 29 mil unidades. Boa parte dessas vendas vem da versão de entrada da picape, a Robust CS (Cabine Simples), segundo vendedores ouvidos pela Autoesporte.

A configuração básica da picape tem preço oficial de R$ 109.490, mas vem sendo negociada com mais de R$ 20 mil de desconto por conta do Feirão de Fábrica da Volkswagen, que acontece durante o mês de julho, e o programa “Carro Sustentável” do governo federal.

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Nesse período, a Saveiro Robust CS é negociada por menos de R$ 88 mil para clientes PJ e MEI — consideravelmente abaixo dos R$ 111.990 pedidos pela rival Fiat Strada Endurance, que também é vendida com desconto para CNPJ.

Mas o que a picape com motor 1.6 MPI da Volkswagen oferece por esse valor na versão básica? Movidos por essa dúvida, nós da Autoesporte fomos até uma concessionária da Volkswagen no Rio de Janeiro para ver a versão básica.

Por conta da grande saída da versão, levamos algum tempo para encontrar o modelo. A unidade que vimos pessoalmente havia acabado de chegar à concessionária WTotal, em Del Castilho, Zona Norte da capital fluminense.

Na cor sólida Branco Cristal, a Saveiro Robust é visualmente o que se espera de uma picape para trabalho. A versão tem para-choques dianteiro e traseiro em plástico fosco, assim como as maçanetas e os retrovisores. Os faróis têm lâmpadas halógenas e máscara negra.

Nas laterais, um adesivo traz o nome da versão e há também o degrau de acesso à caçamba. As rodas da versão aro 15 são de aço e têm calotas em preto — mesmo estilo do modelo usado no Polo Track e no Nivus Sense. A traseira também tem lanternas com máscara negra e leva o nome da versão básica.

Dentro da proposta de carro para trabalho, a cabine da Saveiro Robust é apenas funcional. O acabamento é todo em plástico no painel, console e nas portas. Os bancos têm revestimento em tecido, com bom apoio para pernas e costas. O quadro de instrumentos é simples, com dois mostradores analógicos nas extremidades e um pequeno computador de bordo ao centro — praticamente o mesmo usado desde 2016.

No centro do painel, apenas uma abertura para a instalação de um sistema de som. Abaixo, estão os comandos do ar-condicionado. No console, o modelo tem dois porta-copos, uma tomada 12V e uma porta USB comum. Os retrovisores têm ajustes manuais. A versão vem equipada ainda com espelho no para-sol do passageiro, porta-revista no encosto do banco do passageiro que, na prática, não parece ser tão usual.

Aliás, atrás dos bancos do motorista e do carona há bem pouco espaço. O suficiente, talvez, para algumas ferramentas, mochilas ou coisas de menor volume. Ainda assim, é uma alternativa para não deixar nada exposto na caçamba.

Por falar no bagageiro, o compartimento tem capacidade para até 924 litros e 664 kg de carga útil. A caçamba tem protetor, ganchos para fixação de cargas nas laterais e para instalação de capota. O vidro traseiro tem barras de proteção e também um rack no teto para cargas mais altas.

O compartimento tem ainda iluminação e tampa de fácil abertura, que parece ser possibilitada pelo uso de um sistema de molas. Em dimensões, a picape tem 4,49 metros de comprimento, 1,72 metro de largura e 2,75 metros de entre-eixos.

A lista de equipamentos de segurança não é um ponto alto da Saveiro Robust, mas nem por isso ela deixa a desejar. Dentro do esperado no mercado atual, a picape tem ABS, controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa, luz de condução diurna e airbag duplo (frontais). O conjunto agrega ainda sensores de estacionamento traseiro e luz de freio (brake light).

O motor usado pela Saveiro Robust CS é o mesmo das demais versões. Trata-se do 1.6 aspirado, quatro cilindros, com duplo comando de válvulas no cabeçote, que rende 116 cv no etanol e 106 cv na gasolina. O torque do propulsor é de 16,1 kgfm e 15,4 kgfm, nos mesmos combustíveis, respectivamente.

A transmissão casada com o motor é a manual de cinco marchas e a tração dianteira. Os freios usados pela picape são a disco nas quatro rodas, e a suspensão, diferente da Strada, tem eixo de torção.

O consumo de combustível da Saveiro Robust CS com etanol é de 7,7 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada. Quando abastecida com gasolina, a média sobe para 11,2 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Os dados são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro.

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Fonte: direitonews

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