Venezuela acusa Guiana de violar direito internacional ao usar o mar de Essequibo


O Zelensky do Caribe [referindo-se a Irfaan Ali] persiste em violar flagrantemente o direito internacional ao dispor unilateralmente de um mar ainda a ser delimitado. Sua postura de ladrão, ameaçando a Venezuela com hegemonias em desuso, busca apenas perturbar a paz de nossa região”, escreveu a vice-presidente Delcy Rodríguez no Telegram.
O comentário de Rodríguez foi feito na esteira de declarações de Ali, que afirmou que estava “buscando uma solução pacífica” com Caracas sobre a região, pedindo a Nicolás Maduro, presidente venezuelano, “que respeite a decisão adotada pela Corte Internacional de Justiça”.

“Esta triste figura da história do nosso Caribe tem apenas uma opção legítima: a negociação política no âmbito do mecanismo de Argyle. A Venezuela nunca abrirá mão de seus direitos históricos sobre Essequibo!”, ponderou Rodríguez.

Jovem dirige motocicleta que passa em frente a mural da campanha do referendo pela incorporação do território de Essequibo pela Venezuela. Caracas, 11 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2024

Disputa entre Guiana e Venezuela

As tensões entre Caracas e Georgetown aumentaram depois que a Guiana recebeu propostas para oito dos 14 blocos de petróleo licitados em dezembro de 2022 no mar territorial de Essequibo.
Nesse contexto, o governo venezuelano realizou um referendo consultivo em dezembro de 2023, a fim de reivindicar a soberania sobre Essequibo.
Após a consulta, Maduro e Ali se encontraram em São Vicente e Granadinas, onde expressaram a disposição de continuar o diálogo para resolver a disputa.
Além disso, eles concordaram que a Venezuela e a Guiana “não vão, direta ou indiretamente, ameaçar ou usar a força uma contra a outra, sob nenhuma circunstância”.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Políticas econômicas 'caprichosas' de Trump podem mergulhar os EUA em recessão, diz analista
Esta é a história mais recente.