Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval. Eis que a folia acabou e finalmente podemos dizer: feliz 2023! A partir de agora, em vez de carros alegóricos e blocos, teremos veículos novos em nossas ruas. Nos próximos dois meses, pelo menos uma dúzia de modelos deve ser lançada no Brasil.
Autoesporte listou as novidades que devem estrear entre março e abril. A relação traz picapes, modelos híbridos e até uma nova Ferrari conversível. Confira a seguir:
Electric Utility Vehicle. Assim é chamada a variante SUV do Bolt, que desembarca no Brasil já nos próximos meses. O modelo é maior e mais alto que a versão hatch: 4,30 metros de comprimento e 2,67 m de distância entre-eixos.
Assim, o preço também deve ser ligeiramente mais elevado que os R$ 329 mil pedidos pelo hatch. O problema é que, por essa quantia, o Bolt não é mais tão competitivo. Se o SUV vier mais caro, terá ainda mais dificuldades no mercado.
Motor elétrico e pacote de baterias continuam com as mesmas especificações das usadas no hatch. São 203 cv de potência máxima e 36,7 kgfm de torque instantâneo. A bateria de 66 kWh fornece uma autonomia de até 402 km no ciclo norte-americano – no brasileiro, o alcance tende a ser um pouco menor.
Depois da Montana, a Chevrolet usou o BBB 23 para relançar a S10 Midnight no Brasil. A versão da picape média retorna depois de um hiato de três anos já como linha 2024. Essa deve ser a última série especial antes do lançamento da nova geração, prevista para o ano que vem.
A S10 Midnight chama a atenção pela carroceria escurecida. Os faróis usam máscaras negras e a gravata da Chevrolet é pintada de preto, assim como rodas, espelhos e maçanetas. Já o nome da versão estampa a parte inferior da porta do motorista.
O conjunto mecânico é o mesmíssimo das demais versões: motor 2.8 turbodiesel que entrega 200 cv e 51 kgfm associado ao câmbio automático seis marchas.
Versão conversível da 296 GTB, à venda no Brasil por quase R$ 5 milhões, a 296 GTS (Gran Turismo Spider) desembarca no Brasil no início de março. A novidade traz uma capota rígida que leva 14 segundos para abrir ou fechar a velocidades de até 45 km/h.
Mas há outros números bem mais interessantes: o motor V6 3.0 biturbo é auxiliado por um elétrico para entregar 830 cv a 8.000 rpm e 75,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de dupla embreagem com oito marchas e a tração é traseira, diferentemente de outras Ferrari híbridas que são equipadas com sistema de tração integral.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2,9 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h e autonomia elétrica de 25 km.
O veículo mais vendido dos Estados Unidos há mais de 50 anos acaba de chegar ao Brasil fazendo sucesso. A Ford F-150 teve as 500 unidades da pré-venda esgotadas em menos de uma hora. E olha que estamos falando de uma picape que tem preços esbarrando nos R$ 500 mil.
Apesar de ter o primeiro lote esgotado, a F-150 só chega às lojas nos próximos meses. São duas versões: Lariat e Platinum. Ambas trazem o mesmo câmbio automático de dez marchas e o motor V8 5.0 Coyote do Mustang, mas com ajuste ligeiramente mais manso. São 405 cv e 56,7 kgfm, que fazem da grandalhona de quase seis metros de comprimento a picape mais potente do país.
A Ford segue na ofensiva de picapes. Em março, é a vez da Maverick híbrida começar a ser vendida. Será a primeira picape a combinar um motor a combustão – no caso, um 2.5 aspirado de 164 cv e 21,4 kgfm – com um elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Juntos, entregam 193 cv, enviados apenas para as rodas dianteiras por meio de um câmbio CVT.
Segundo a Ford, a picape pode fazer até 17,9 km/l na cidade (e 14 km/l na estrada) e rodar mais de 800 quilômetros com um tanque de combustível. O preço da Maverick híbrida ainda é um mistério. Nos Estados Unidos, a versão é cerca de US$ 2 mil (R$ 10.400 na conversão direta) mais em conta que as equivalentes dotadas apenas de motor a combustão.
Você já deve ter visto teste e vídeo do GWM Haval H6 GT aqui na Autoesporte. O SUV é o primeiro modelo do grupo chinês a desembarcar no Brasil – as entregas para os clientes começam em abril. A questão é que o preço ainda não foi divulgado. Os interessados, porém, já podem pagar um sinal de R$ 9 mil para reservar sua unidade.
O Haval H6 GT é um SUV híbrido plug-in com motor 1.5 turbo a combustão e dois propulsores elétricos. Combinados, desenvolvem 393 cv de potência e 76 kgfm de torque. O câmbio automatizado é do tipo DHT de duas marchas com embreagem (motor a combustão) e uma marcha com redução (motores elétricos).
A versão mais extrema do Honda Civic já está no Brasil: fez uma aparição surpresa na inauguração de uma concessionária da marca em São Paulo. O exemplar no showroom, mesmo totalmente camuflado, é um indício de que o lançamento oficial está próximo.
Ao contrário da nova geração do Civic, que chegou recentemente por aqui na carroceria sedã e com motor híbrido, a versão hardcore virá em formato de hatch com um 2.0 turbo a gasolina de 330 cv de potência e… câmbio manual! Só não espere um preço atrativo. O carro deve custar na casa dos R$ 400 mil.
O sedã médio retorna ao Brasil importado do México após quase dois anos de ausência nas lojas. Apesar de ter uma nova geração, o motor é exatamente o mesmo do antecessor: 2.0 aspirado de 145 cv e 20 kgfm e câmbio CVT. Versões turbo estão descartadas. O sedã deve chegar às lojas com preços entre R$ 140 mil e R$ 180 mil.
Com estilo mais arrojado, o modelo lembra o “irmão” maior Altima. Os faróis são afilados e ajudam a marcar a dianteira junto com a grade cromada em forma de V. Na lateral, a queda prolongada do teto remete a um fastback. Há saídas de ventilação circulares, freio de estacionamento eletrônico e quadro de instrumentos parcialmente digital na cabine.
A resposta da Ram para a chegada da Ford F-150 é a estreia de uma nova versão para a 1500. Em vez de proposta esportiva, como a Rebel, a nova 1500 Limited terá foco na sofisticação, trazendo acabamento mais caprichado e pacote de equipamentos recheado.
Mas a mecânica será a mesma da 1500 Rebel. Isso significa motor V8 5.7 Hemi a gasolina de 400 cv, 56,7 kgfm, tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas.
Esse é o caso da estreia não só de um novo carro, mas de uma marca inteira. A Seres é uma fabricante chinesa de automóveis elétricos que faz parte do conglomerado da Dongfeng. O início das operações por aqui está previsto para março, inicialmente com dois modelos.
O Seres 3 é um SUV compacto elétrico que tem porte de Jeep Renegade. Seu motor elétrico entrega 163 cv, suficientes para empurrar o modelo de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. A autonomia é de 206 km, segundo o Inmetro. O preço anunciado é de R$ 224 mil.
O segundo modelo É o 5 EVR, SUV grande com propulsão híbrida plug-in. As especificações de cada motorização não foram divulgadas. O que se sabe é que há duas versões. Com tração 4×2, a potência combinada é de 347 cv. Quando há força motriz nas quatro rodas, esse número sobe para 550 cv. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,7 segundos. Os preços começam em R$ 450 mil.
A versão mais sofisticada do Volkswagen Virtus 2023 chegará às lojas depois das demais. A Exclusive estreia como sucessora da configuração GTS, com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm. Só que em vez de esportividade, a pegada será a sofisticação – uma homenagem ao Santana EX.
Além do motor mais potente, o Virtus Exclusive traz rodas de 18 polegadas, acabamento mais caprichado e detalhes escurecidos, como rodas e frisos. O preço é o mais salgado da linha: R$ 144.990.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews