UFMT participa de articulações nacionais


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), junto de representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos se reuniram, na última semana, para a realização dos Diálogos Amazônicos, com o objetivo de formular sugestões para a reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região, em Belém-PA.

Durante o evento, o Pró-Reitor de Pesquisa da UFMT, professor Leandro Battirola participou, junto da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do Seminário “Biodiversidade-Bioeconomia: Uma agenda Científica para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, evento que antecedeu a Cúpula dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

“O seminário foi bastante proveitoso para que fossem alinhadas demandas que envolvem a pesquisa e a inovação na região amazônica com o intuito de gerar benefícios às populações locais, povos originários e o desenvolvimento da região como um todo”, disse.

O Professor Leandro também ressaltou a importância da participação da UFMT no evento, considerando a expressiva atuação dos pesquisadores da instituição na Amazônia mato-grossense e a busca de novas parcerias para ampliação dessa atuação.

Durante o evento também ocorreu uma reunião sobre a criação do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (CISAM), recentemente apresentada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e que recebeu a adesão de nove universidades federais da Amazônia, incluindo a UFMT, afirmando-se como iniciativa multidisciplinar e multi-institucional.

“A Partir desta rede de Instituições de Pesquisa na Amazônia, buscamos integrar e fortalecer os grupos instalados na região, consolidando e potencializando as competências e experiências de pesquisa”, concluiu.

Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal

No início do mês, na Câmara dos Deputados em Brasília, foi realizado o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal, com o objetivo de proteger o bioma, pautando sua preservação nas discussões sobre a conservação do meio-ambiente, além de elaborar políticas públicas com soluções sustentáveis para as comunidades locais.

Representando o reitor da UFMT, professor Evandro Soares, o Pró-Reitor de Pesquisa, professor Leandro Battirola, ressaltou a importância da iniciativa. “A UFMT se sente honrada em participar do evento e se coloca à disposição para atuar fortemente em defesa do Pantanal, juntamente à Frente Parlamentar. São muitas as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores da UFMT no Pantanal, constituindo um grande banco de dados que está à disposição da sociedade para subsidiar políticas públicas de defesa do Pantanal”, disse.

O professor Leandro também ressaltou a necessidade de envolver o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP) nas discussões considerando sua recente efetivação junto ao MCTI, após anos de lutas por parte dos pesquisadores da região, e seu papel integrador das pesquisas no bioma.

Fonte: ufmt

Anteriores ​Prefeito é homenageado com medalha Mérito 4º BPM
Próxima Empresário Thomas Law recebe honraria da Câmara