UFMT inscreve artistas para ocupação do Ateliê Livre


Seguem abertas até o próximo dia 09 de abril, as inscrições dos interessados em participar da ocupação do Ateliê Livre do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Conforme edital, serão selecionadas até oito proposições para execução, uma por vez,  ao longo de dois anos, prazo de vigência do edital.

As inscrições deverão ser realizadas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFMT. No edital consta o passo a passo para realizá-la.  Este ano, o candidato poderá oferecer dois tipos de propostas, com 60 horas, ou 120 horas totais de trabalho, sendo que a remuneração será compatível com a carga horária escolhida. A contratação para o cargo será feita por CNPJ ou MEI e a execução da proposta será feita obrigatoriamente pelo proponente. 

O resultado final está previsto para o dia 18 de maio, e as atividades do Ateliê estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2023. O Ateliê Livre do MACP é vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência (Procev).

Constante estímulo à produção artísticas 

Professores de pinturas com seus ateliês sempre foram tradição nas sociedades interioranas que não tinham escolas de belas artes. O sonho de ser artista ou pintor, muitas vezes não tinha como migrar para os grandes centros. Nessa perspectiva, nasce o Ateliê Livre do MACP, criado em 1974, inicialmente na Fundação de Cultura de Mato Grosso.

Localizado no Centro Cultural da UFMT, próximo à Caixa Econômica Federal, na rua Edgar Vieira, o Ateliê Livre tem o objetivo de incentivar e prosperar as artes da região.  Pioneiro dessa causa nos anos 70, ele foi responsável por formar e revelar artistas periféricos de renome, como Dalva de Barros, Benedito Nunes, Adir Sodré, Nilson Pimenta entre outros.  

No ano passado, 2022, quando o MACP lançou edital com o mesmo objetivo, a multiartista e ativista Paty Wolff, foi selecionada para ser arte-educadora por meio da ocupação do Ateliê Livre. Durante o período em que aconteceu a residência artística, foram realizadas oficinas de cerâmica, desenho e pintura com ampla divulgação. 

Para acessar o edital, acesse. Mais informações podem ser consultadas no edital ou pelos contatos do MACP: Telefone: 3313-8355 ou 3313-8367; e-mail: macp.procev@gmail.com

Fonte: ufmt

Anteriores Dia Mundial da Água é comemorado com palestras e visitas à ETA em Rondonópolis
Próxima Alerta PIX: GoatRAT, o malware que rouba suas transações!