UFMT inicia segunda edição do Projeto ‘Frame’


Desenvolvido pelo Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o projeto de extensão “Frame” iniciou sua segunda edição na última quinta-feira (23). Com o intuito de realizar atividades que promovam conhecimento nas áreas de criação de imagem, som e conteúdos audiovisuais, a atividade surge como alternativa àqueles que desejam aperfeiçoar o currículo e se destacar no mercado de trabalho. 

O curso disponibiliza 25 vagas, sendo metade para estudantes e as demais à comunidade externa, preferencialmente ao público em vulnerabilidade econômica. Ao todo, serão dez encontros de três horas cada, que ocorrerão às quintas-feiras, a partir das 14h,  na Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), localizado no Câmpus de Cuiabá.

De acordo com o Técnico de Comunicação Visual do Departamento de Comunicação, David Ferreira, coordenador do projeto, os participantes não precisam ter experiência com as ferramentas que serão apresentadas. 

“A principal proposta do projeto é ser uma porta de entrada para os participantes que tenham interesse em aprender sobre edição de vídeo, foto e áudio. Desde o início, quando ainda estávamos na fase de planejamento, tínhamos em mente que ele teria um caráter introdutório, ou seja, pensado para quem nunca teve esse contato direto com os programas, ou, aqueles com o conhecimento muito básico sobre o assunto”, conta o coordenador.

Levando em consideração o objetivo da atividade, David Ferreira, que também é responsável por ministrar as aulas, explica que os módulos aplicados na primeira edição do evento, bem como as ferramentas  utilizadas, serão novamente apresentadas.

“Na primeira turma, os alunos puderam aprender um pouco de cada software de criação, sendo exemplos deles o PhotoShop, Illustrator, Premiere e Audacity. Durante esse período, os participantes conseguiram produzir uma variedade de materiais gráficos, tais como cartões de visitas, pôsteres de filmes, artes e logo para redes sociais, além das ferramentas básicas de vídeo, aprendendo técnicas de corte, edição, remoção de ruídos dos áudios e adição de efeitos, trabalhando com a diversidade que o curso se propõe”, completa.

Projeto como qualificação social 

David Ferreira lembra que a ideia para o projeto de extensão surgiu quando ainda fazia graduação em Publicidade e Propaganda. Ele conta que percebeu a necessidade em procurar capacitações complementares para aprender a utilizar os programas de edição, visto que essa qualificação é muito solicitada quando se busca uma vaga no mercado de trabalho. 

Com metade das vagas reservadas ao público em vulnerabilidade econômica, a atividade pretende aumentar a diversidade dos participantes. “O ‘Frame’ é uma tentativa em compartilhar o conhecimento com os alunos do nosso curso, elevando o nível de conhecimento técnico. Para a comunidade como um todo, essa é a oportunidade de profissionalização, de ter um curso a mais no currículo, auxiliando a conseguir um trabalho ou mesmo na atuação autônoma, para investir nas produções midiáticas do seu próprio empreendimento”, finaliza.  

Fonte: ufmt

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