A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Câmpus Cuiabá, e a Universidade de São Paulo (USP), realizam a pesquisa on-line Estudo Longitudinal de Estilo de Vida e Saúde de Estudantes Universitários (Eleseu). A proposta tem o objetivo principal de investigar o impacto da pandemia de Covid-19 sobre a segurança alimentar e condições sociais, de saúde e de aspectos nutricionais em jovens adultos.
Podem participar da pesquisa todos os estudantes da UFMT que entre os anos de 2015 e 2018 tenham participado ao menos em um ano do Eliseu. O preenchimento dura uma média de 20 minutos, e a participação é sigilosa.
O Estudo é conduzido pela docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, Dirce Maria Lobo Marchioni, em parceria com os professores da Faculdade de Nutrição da UFMT Márcia Gonçalves Ferreira, Paulo Rogério Melo Rodrigues, Patrícia Simone Nogueira, Ana Paula Muraro e Bartira Mendes Gorgulho.
Dirce Maria Lobo Marchioni explica que o estudo integra o projeto Brazuca-COVID: produzindo dados para o desenvolvimento de estratégias e ações que impactem nos problemas nutricionais e de saúde de estudantes universitários contemplado no edital de chamamento público 12/2021 do “Programa estratégico emergencial de combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias”.
“A retomada do Eleseu de modo a avaliar egressos universitários após longo acompanhamento enquanto estudantes universitários, trará ao projeto novas perspectivas de análises e de contribuições para temas de relevância social e em saúde, permitindo uma análise que considera alterações ao longo da vida e a passagem por um período de crise sanitária de importância mundial, que foi a pandemia de Covid-19”, explicou, complementando que o projeto tem o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Mais informações com Dirce Maria Lobo Marchioni, pelo e-mail marchioni@usp.br, pelo telefone (11) 3061-7772/7856; ou Bartira Mendes Gorgulho, pelo e-mail bartiragorgulho@gmail.com, pelo telefone (65) 3615-8208. Os interessados podem também se dirigir presencialmente à Faculdade de Nutrição, no Câmpus de Cuiabá.
Fonte: ufmt