Na última sexta-feira (28), representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), reuniram-se para discutir alternativas relacionadas aos campos de Estágio, Ensino, Pesquisa e Extensão para acadêmicos e profissionais da SAúde na área da Atenção Básica da cidade.
Um dos tópicos discutidos foi a residência em Medicina de Família e Comunidade e demais áreas da saúde que necessitam das unidades de saúde do SUS para desenvolver suas atividades de formação. Para a gerente de Educação Permanente da SMS, Nilvane Marques, essa articulação vai ao encontro das necessidades da Secretaria. “É de suma importância trazer a UFMT para melhorarmos a qualidade da nossa formação no trabalho e priorizar a ampliação dos campos para as instituições públicas de ensino. A atual gestão tem interesse nesse assunto”.
O pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEG) da UFMT, professor Adelmo Carvalho da Silva, reforçou que o trabalho em conjunto visa à resolutividade das fragilidades encontradas hoje. “Estamos buscando somar interesses, necessidades e potencialidades. A UFMT, por meio de parcerias estabelecidas com a SMS, pode contribuir para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão que atendam diretamente a comunidade”.
Além disso, foi apresentado um mapa situacional do ensino na Secretaria de Saúde, principalmente referente aos campos de estágio nas unidades de saúde da família para os cursos de graduação em Medicina e residência em Medicina de Família. A secretária adjunta da SMS, Catarina Célia Amorim, explica que foi identificada a falta de regulamentação adequada junto às faculdades e Ministério de Saúde. “Discutimos a problemática de regulamentar a entrada dos estudantes, o processo de trabalho junto aos servidores, já que não há uma institucionalização no município, o que fragiliza o trabalho e o ensino dentro das instituições”.
Para a secretária, a UFMT é a principal instituição de formação profissional no estado de Mato Grosso. A proposta desse trabalho é fortalecer essa parceria. “Dessa forma vamos colaborar com a melhor formação dos servidores e aprimorar os campos de estágio para os acadêmicos e residentes no SUS”, esclarece a secretária e complementa que já está em andamento a avaliação de toda a documentação pertinente às normativas e regulamentações para possibilitar esse processo.
Também estiveram presentes na reunião a presidente da Comissão de Educação Permanente em Saúde, professora Neuci Cunha dos Santos, a diretora da Faculdade de Medicina, professora Bianca Galera, e professores do curso de Medicina das disciplinas envolvidas com estágios na rede primária. Da parte da SES, participaram também servidores do setor de Gestão de Pessoas da (SME) e da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso.
Fonte: ufmt