Tribunal russo mantém condenação de Brittney Griner, estrela da NBA


4-182

Condenada a 9 anos de prisão por tráfico de drogas na Rússia, a estrela da WNBA Brittney Griner teve o seu recurso negado pelo tribunal russo nesta terça-feira (25/10). A atleta apelava contra a condenação de agosto, mas foi barrada.

Depois de um longo julgamento, o tribunal russo considerou Brittney Griner culpada por tráfico de drogas com intenção criminosa. A atleta foi sentenciada a 9 anos de prisão, além de uma multa de 1 milhão de rublos, cerca de R$ 85.650. O juiz do caso sentenciou a atleta a cumprir o tempo em uma colônia penal na Rússia. Os advogados de Griner protestam contra o veredito desde agosto.

Os EUA chegaram a oferecer o traficante de armas russo Viktor Bout visando um acordo de libertação. A proposta foi negada, mas os dois países voltaram a negociar.

Entenda o caso

A jogadora foi detida em março de 2022, no aeroporto de Sheremetyevo, nos arredores de Moscou. Ela carregava um derivado de maconha em forma líquida, autorizado em quase todo o território dos EUA, mas proibido na Rússia.

Desde então, diversos atletas e celebridades se mobilizaram para pedir que o governo americano se esforçasse mais para conseguir a liberdade de Brittney. A própria atleta chegou a escrever uma carta para o presidente Joe Biden, pedindo intensificação dos esforços.

Anteriores Copom inicia hoje 7ª reunião do ano para definir taxa básica de juros
Próxima Osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros. Aprenda a evitar doença