Teste: Novo Virtus 2023 se afasta do Polo e mira até no Corolla


A Volkswagen apresentou o novo Virtus como se fosse um carro inédito. O sedã reestilizado chega às lojas em março com mais versões, maior oferta de motores e uma gama de equipamentos que a concorrência ainda não oferece.

O antigo Virtus 1.6 MSI sai de linha e abre espaço para o Virtus 170 MSI, com motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque a 1.750 rpm. O Virtus GTS também se despede; nos próximos meses chega ao mercado o Virtus Exclusive, com a mesma mecânica, porém com uma proposta visual que aposta na elegância (e não mais na esportividade).

De frente, dá para notar que visualmente o três-volumes se afastou do Polo. O para-choque tem elementos de estilo que o deixam ligeiramente mais robusto. Faróis e lanternas são de led, bem como o farol de neblina na parte inferior do protetor.

Notou alguma semelhança do projetor com algum carro que você já conhece? Pois bem, os faróis e spots inferiores são exatamente os mesmos do Nivus. Por dentro, o volante e tela multimídia também vêm do SUV-cupê, já que a marca aproveitou para atualizar o logotipo com sua nova identidade visual.

De lado, o Virtus está mais comprido. São 4,56 m de comprimento – 79 mm a mais. São 69 mm extras no balanço dianteiro e 10 mm no traseiro. Em ambos os casos, um truque de estilo por causa dos para-choques pronunciados.

Entre-eixos, espaço na cabine, área para as pernas e nem o porta-malas tiveram alterações. Aliás, o bagageiro comporta 521 litros – um dos melhores entre os sedãs.

Na parte de equipamentos, o Virtus passa a contar com seis airbags, ACC (controle adaptativo de cruzeiro) e AEB – um sistema de frenagem de emergência. Ao estacionar, essa tecnologia aciona automaticamente os freios e para o veículo quando detecta obstáculos (o que ajuda a poupar a lataria).

Dentro da cidade, o mesmo equipamento monitora os arredores e freia sem intervenção do motorista quando um objeto entra na rota do veículo. Em estradas, e acima de 50 km/h, o AEB emite alerta sonoro e visual, além de atuar nas travas.

Os demais equipamentos que já eram disponíveis na versão mais cara continuam na linha, como o alerta de distância entre veículos, indicador de uso de cinto de segurança e painel digital. No entanto, todas as versões agora têm cluster digital, de 8 ou 10,25 polegadas.

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Também de série passam a ser oferecidos o carregador de celular por indução, bem como uma saída de ar com ajuste do difusor para os ocupantes do banco traseiro.

As versões intermediárias Comfortline e Highline devem ser as mais vendidas do catálogo e utilizam o motor 1.0 200 TSI – de 128 cv. A inscrição com a motorização vai estampada na tampa do porta-malas, mas a VW preferiu camuflar os 170 TSI eliminando essa distinção no exterior do carro. Em tempo, trata-se do mesmo motor que equipava o Up.

Nos próximos meses chegará às lojas o Virtus Exclusive, com motor 250 TSI. Trata-se de um bloco 1.4 conectado a um turbo – o mesmo que equipava o Virtus GTS. A nova configuração permanece com 150 cv, mas acelera até mais rápido, segundo o fabricante. Vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos (ante 8,7s do esportivo anterior). A velocidade máxima permanece em 209 km/h.

A Volkswagen optou por descontinuar o Virtus GTS, entendendo que a proposta esportiva não fazia sentido no sedã, pois o preço e proposta o deixavam muito perto de outro produto que a casa oferece, o Jetta GLi. Para um sedã compacto, toda a parte mecânica, inclusive os ajustes finos, permanece os mesmos. Será também o único dos modelos com os modos de condução, recurso que permite ao motorista selecionar o programa de curva do motor, com modo Sport e Conforto.

No entanto, o visual muda totalmente de proposta. Em vez das linhas vermelhas e o foco em desempenho, a marca vai apostar em luxuosidade.

O painel e laterais de porta contam com um acabamento de vinil, com direito a costura de pesponto legítima, bancos exclusivos em baixo relevo e uma inscrição Exclusive nas costas do banco dianteiro. Do lado de fora, vários apliques em tom diferente e em preto brilhante diferencial a versão.

Rodas de 18 polegadas, saias, soleiras de porta e até um mini spoiler na tampa traseira também marcam o Virtus Exclusive. Até a parte interna da lanterna traseira conta com tons escurecidos para diferenciar a versão.

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Fonte: direitonews

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