A auxiliar as organizações a implementarem estruturas e medidas de prevenção à corrupção para a melhoria da gestão e da execução das políticas públicas, é o principal objetivo do evento .Desafios e Oportunidades, com transmissão ao vivo pelo canal do TCU no Youtube, a ser realizado pelo Tribnunal de Contas da União, nesta sexta-feira, ás 10h . O PNPC atende ao compromisso de levar aos participantes do Programa conhecimento e informações sobre as melhores práticas de gestão e governança pública para o enfrentamento da corrupção de maneira simples e direta.
O evento contará com as participações do Presidente do CONACI e Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle; do Procurador da República e Secretário Executivo da Rede de Controle da Gestão Pública, Ivan Garcia Marx; do Controlador-Geral do Município de Vitória-ES, Denis Penedo Prates; e do Gerente de Riscos e Controle da CAGEPA, Josiclei Cruz do Nascimento, que trarão suas percepções e experiências quanto ao Programa, em um debate com o coordenador do GT-PNPC e coordenador da Rede de Controle do Mato Grosso do Sul, Mario Bertuol, que mediará o evento.
Tendo como público-alvo gestores, controladores internos e servidores públicos, estando aberto também para a sociedade em geral, o evento debaterá os desafios e oportunidade do PNPC, o uso da ferramenta Roteiro de Atuação na plataforma e-Prevenção, o papel das controladorias públicas na sensibilização para adesão ao Programa e implementação das práticas preconizadas no e-Prevenção e as ações programadas para os próximos anos.
O PNPC – Estratégia de Integridade Pública é o mais abrangente programa de incentivo às organizações públicas brasileiras para adoção de boas práticas de enfrentamento da corrupção, com ênfase nos mecanismos da prevenção. São mais de 11 mil organizações participantes de um total de 16 mil cadastradas. Por meio de autoavaliações realizadas na plataforma e-Prevenção, as organizações participantes recebem um diagnóstico quanto a maturidade de suas práticas de gestão em cinco mecanismos: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. A partir desse diagnóstico, podem construir o roteiro de atuação e implementação das melhores práticas de prevenção à corrupção.
O Programa nasceu de uma iniciativa do TCU em conjunto com a Rede de Controle do Mato Grosso do Sul, e se expandiu para todo o Brasil por meio das Redes de Controle nos Estados. Conta com o patrocínio do TCU e apoio da ATRICON, ABRACOM, CNPTC, CONACI, CNM e Rede de Controle da Gestão Pública. O evento é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas clicando aqui e o evento será transmitido no canal do Youtube do TCU (Clique aqui)
Fonte: amm