Semana da Pedagogia mobiliza diferentes unidades da UFMT


O curso de Pedagogia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) celebrou seus 55 anos de existência com um encontro baseado em discussões acadêmicas, sociais a respeito dos desafios contemporâneos na formação, criatividade e tecnologia. No evento os estudantes de Pedagogia socializaram suas experiências e vivências em sala de aula.

Também experiências em programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Educação tutorial (PET), entre outros. Durante o evento aconteceram oficinas, como a “Desvendando o potencial da inteligência artificial na prática pedagógica:  chat GPT em foco”, com as doutorandas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Michele Marta Moraes Castro e Amanda Yasmin Cezário.

A mesma oficina foi ministradas pelas doutorandas Michele Marta Moraes Castro e Amanda Yasmin Cezário. A proposta do segundo horário de oficina buscou atender o maior número de pessoas interessadas. O evento contou com a mesa redonda “Tecendo formações com a Pedagogia, suas conquistas e desafios na contemporaneidade” sob a orientação das professoras Jorcelina Elizabeth Fernandes; Filomena Maria de Arruda Monteiro e Kátia Morosov Alonso, além da mediação da professora Ozerina Victor de Oliveira. 

Integração com Pessoas com Deficiência

O evento envolveu diferentes unidades da UFMT e da sociedade, com a realização da VII Semana Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na oportunidade o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE), professores dos cursos de Psicologia e Pedagogia, além do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMT estiveram presentes com realização de debates realizados a promoção de direitos e inserção no mercado de trabalho por parte das pessoas com Deficiência (PCD).

A semana contou com a mesa redonda “A formação profissional da PCD e sua inserção no mercado de trabalho” envolvendo estudantes e profissionais PCDs Além disso aconteceu a palestra  O Direito a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho com a Coordenadora do Projeto de Inclusão de pessoas com Deficiência e de Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Caroline Mendes Lima. Além disso, o evento contou com a apresentação da experiência no Curso de Pedagogia do aluno Richard Thompson do Espírito Santo Magalhães.

Fonte: ufmt

Anteriores BMW i7 M70 tem 660 cv, mas passa longe de ser um sedã elétrico esportivo; testamos
Próxima McLaren de Fernando Alonso que vai a leilão precisa de capacete para ser dirigida na rua