Quantos votos Dino precisa no Senado?
“Estamos fazendo o possível. Ao que tudo indica, temos a certeza de 31 votos a favor. Estamos, juntos ao presidente Lula, fazendo movimentos para garantir os dez restantes. Estamos confiantes. Já Gonet vai passar com muita facilidade”, disse uma fonte da sigla à Sputnik Brasil.
Quando Dino será sabatinado?
“O Cristiano Zanin, como advogado, foi notável como advogado de defesa do presidente Lula, e isso eu não posso discordar […]. O ministro Dino, fazendo essa comparação durante os 12 anos na magistratura, foi apenas juiz de primeira instância. Ele não atuou como desembargador nem teve um desempenho destacado, até porque escolheu a política […]. Como juiz pode ter notório conhecimento, agora não notável”, questiona o senador do Rio de Janeiro.
Senado rejeitou nome para a Defensoria Pública da União
“Se a gente pegar a retrospectiva do Senado desta legislatura e da passada, não foi incomum que isso acontecesse [rejeição de indicações do presidente para chefiar órgãos públicos]. Diversas autoridades foram rejeitadas, como embaixadores, indicados para a Justiça do Trabalho, o próprio Ministério Público. Se pegar a última performance, é mais provável que possa acontecer de igual forma com o ministro Flávio Dino. É o que a oposição vem trabalhando, é uma conversa de articulação no bastidor”, diz.
Dino no STF e Gonet na PGR: especialista espera aprovação dos dois nomes
“Provavelmente vai ser uma votação um pouco mais apertada de quando foram nomes mais consensuais [no caso de Dino]. Em geral, quando vêm magistrados de carreira, tende a haver menos polêmica. Mas essa não é uma situação nova [para o STF]. As indicações do Bolsonaro também geraram problemas, do Temer, da Dilma [perfis mais políticos]. Mas, respeitando os requisitos básicos, acabam sendo aprovados”, explica.
Flávio Dino e a perda de potencial político
“Eu lamentei porque eu via no Dino um potencial de liderança, de carisma, de capacidade, de argumentação e de história. Foi governador do Maranhão duas vezes, além de deputado, eleito agora senador. Ele tinha estofo para ser um potencial candidato à sucessão do próprio Lula, ou mesmo Lula, se for candidato e for reeleito, para a sucessão dele quando estiver saindo da vida pública”, afirmou.
Fonte: sputniknewsbrasil