‘Resposta previsível’: OTAN rejeita pedido de Belgrado de enviar contingente sérvio para o Kosovo


A Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês), a missão de manutenção da paz liderada pela OTAN no território, rejeitou o pedido de Belgrado de enviar a polícia e as tropas para o Kosovo e Metohija, disse no domingo (8) Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia.
“Eles disseram na carta cuidadosamente elaborada para o governo sérvio, que recebi, que não havia necessidade de as tropas sérvias retornarem ao Kosovo e Metohija, e citaram a Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU”, declarou Vucic à emissora sérvia Pink.
Para o presidente, isso era “uma resposta previsível”. Ele tinha pedido em meados de dezembro à OTAN que permitisse o retorno do Exército e da polícia sérvios a essas duas áreas.
Membro italiano da Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês), uma missão de manutenção da paz da OTAN local, guarda ponte principal no vilarejo etnicamente dividido de Mitrovica, 9 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2022

O mais recente conflito começou em agosto, quando as autoridades da região autoproclamada do Kosovo exigiram a mudança de todas as placas de veículos datadas de antes de 1999 para novas, kosovares. Isso provocou um boicote entre os moradores sérvios locais, que começaram a construir barricadas no principal ponto fronteiriço entre a Sérvia e o Kosovo.
A população sérvia iniciou a remoção das barreiras após Pristina libertar o ex-policial sérvio Dejan Pantic, mas as tensões aumentaram novamente após um incidente em que a KFOR feriu um homem e um menino sérvios.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Amazônia: Desmatamento acumulado de 2022 é o maior em 15 anos
Próxima 'Petroyuan': importações de petróleo da China podem levar a uma nova ordem mundial de energia