Reitor discute parceria para animais no Câmpus


O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, recebe na tarde desta quinta-feira (29), em seu gabinete, membros da Comissão dos Animais da Associação é o Bicho MT, de Cuiabá. O encontrou aconteceu no gabinete da Reitoria, e tratou de ação de castração no âmbito da política institucional para cuidado e controle da presença de animais domésticos e silvestres nas dependências do Câmpus de Cuiabá

De acordo com o reitor da Instituição, professor Evandro Soares da Silva, a questão dos animais no Câmpus e entorno é recorrente e a Universidade tem atuado para soluções. ” Nesse contexto, encaminhamos ao Consuni a criação de uma Comissão para debater de forma ampla e irrestrita das questões envolvidas, pessoas, cuidadores, animais. O grupo foi criado em novembro do ano passado, e o professor Pedro Crotti conduziu esse trabalho junto aos demais membros”, explicou.

O reitor disse ainda que o documento segue para aprovação do Consuni, mas que o relacionamento com a Associação é o Bicho MT já vem sendo construído. “Agora receberemos apoio da Associação que irá nos ajudar na castração dos animais do Câmpus. A ação será em novembro, e para além disso, irá nos ajudar em ações de conscientização para o estar animal, para não abandono deles, seja na UFMT e demais locais”, destacou.

A presidente da Associação, Jennifer Larrea,  contou que a relação com a UFMT aconteceu em dezembro do ano passado. ” A partir dessa atuação no Pantanal, para ajudar o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres, tivemos conhecimento que a Universidade estava tratando do tema dos animais no Câmpus. Como temos expertise na castração conseguimos iniciar as tratativas para realização dessa ação”, explicou, complementando sobre o apoio da Câmara Setorial Temática da Causa Animal da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT).

Entidades em prol da causa

A diretora da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT, Câmpus de Cuiabá, e membro do Consuni, a professora Taís Helena Palhares, também destacou sobre a necessidade política institucional. “A comissão tem atuado para construção desse documento de planejamento. Ele segue para aprovação no Consuni,na próxima reunião, em julho. Propomos ações em curto, médio e longo prazo, e essa ação da castração que faremos junto a Associação é uma delas”, ressaltou, falando também sobre ações para a questão dos pombos que estão contempladas na Política.

O presidente da Câmara Setorial Temática da Causa Animal da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Emanoel Flores, ressaltou a importância da atividade. “Destaco o apoio do Deputado Estadual Max Russi, e iremos realizar a ação no Câmpus da UFMT. Em média 800 animais, e neste período que iremos atuar faremos uma feira de adoção, contribuindo com Cuiabá”, disse, complementando que há previsão de planejamento para 2024, para continuidade das atividades junto às outras Associações em prol da causa animal.

Também participaram da reunião o docente da UFMT, membro do Consuni e da Comissão de elaboração da Política Institucional, Pedro Crotti, a secretária de Comunicação e Multimeios (Secomm) da Universidade, a jornalista Maria Selma Alves. A membro da Associação É o Bicho MT, Mariana Perri e a membro da Câmara Setorial Temática da Causa Animal da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Ana Augusta Ribeiro Diniz também participaram.

Saiba mais sobre a Associação é o Bicho MT

Leia mais

Comissão se reúne com entidades visando proteção animal

Fonte: ufmt

Anteriores Prefeitura, movimento comunitário e OAB Rondonópolis buscam consenso sobre doação de área pública
Próxima PL dispõe sobre a política estadual de resíduos sólidos