O segmento de sedãs médios, que já teve quase uma dezena de representantes, segue esvaziado no Brasil. Porém, ainda tem muito apelo, principalmente para aqueles que buscam um carro com porta-malas grande e prezam por uma condução mais dinâmica que a oferecida pelos SUVs.
Para eleger os melhores do segmento, o Qual Comprar 2024 chega como um superguia quando o assunto é carro. Para isso, a equipe de Autoesporte fez um estudo com 150 modelos diferentes, que foram divididos em 16 categorias e têm preços de até R$ 500 mil. Nos próximos parágrafos, você confere quais são as escolhas ideais entre os sedãs médios. Aproveite!
Versão sugerida: Altis Premium
Preço: R$ 148.990 a R$ 182.990
Motor: 2.0/175 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 2.991 / Homem R$ 3.754
Desvalorização: 10,8%
Revisões: R$ 2.225
Peças: R$ 12.512
Porta-malas: 470 litros
Lançamento: 2019
O representante mais emblemático da categoria de sedãs médios — e um dos últimos remanescentes do segmento que foi esvaziado ao longo tempo — é, sem dúvida, o Toyota Corolla. E o modelo produzido em Indaiatuba (SP) foi o grande vencedor da categoria do Qual Comprar 2024.
Além das boas vendas, a ótima aceitação no mercado também tem a ver com a confiabilidade, a reputação da marca e os bons custos de manutenção. A cesta de peças tem um valor razoável e, do mesmo modo, os preços do seguro não chegam a assustar. A baixa desvalorização é a cereja do bolo.
Na linha 2024, o conhecido motor 2.0 aspirado flex perdeu 2 cv e 0,1 kgfm em virtude das novas legislações de emissões. Agora, são 175 cv e 21,3 kgfm, mas o câmbio CVT com dez marchas simuladas permanece.
Esse pequeno ajuste no motor deixou o Corolla mais econômico. Segundo o Inmetro, o sedã roda até 10,7 km/l na estrada e 8,6 km/l na cidade com etanol e 14,9 km/l e 12,3 km/l, respectivamente, com gasolina. Além disso, o carro recebeu recentemente alguns retoques no visual e no interior, como novas rodas e grade dianteira, painel digital de 12,3” e nova tela para a central multimídia.
Ponto positivo: O conforto é o grande trunfo do sedã médio mais vendido no país
Ponto negativo: O Corolla não é conhecido por seu desempenho e pelo prazer de dirigir
Preço: R$ 139.990
Versão sugerida: Única
Motor: 1.5T/160 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos (carro) / 5 anos (motor e câmbio)
Seguro: Mulher R$ 2.333 / Homem R$ 4.402
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.108
Peças: R$ 20.340
Porta-malas: 405 litros
Lançamento: 2022
Lançada no fim de 2022, a versão micro-híbrida do Arrizo 6 recebeu o sobrenome Pro Hybrid e tirou de linha o modelo somente a combustão. O sedã chinês combina motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm com um sistema de 48V. Assim, entrega 160 cv e 25,5 kgfm de potência combinada, suficiente para fazê-lo acelerar até 100 km/h em 9 segundos e atingir velocidade máxima de 190 km/h. O câmbio é do tipo CVT que simula nove marchas. A cesta de peças é a mais cara do segmento, mas o seguro tem preços razoáveis.
Preço: de R$ 156.390 a R$ 178.390
Versão sugerida: Exclusive
Motor: 2.0/151 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.954 / Homem R$ 7.849
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.466
Peças: R$ 17.345
Porta-malas: 466 litros
Lançamento: 2023
A nova geração do Nissan Sentra chegou no ano passado, mas acaba de passar por uma reestilização. Com 4,64 metros de comprimento e 2,71 m de entre-eixos, o sedã tem porta-malas de 466 litros — é um bom espaço, mas ainda menor que o de rivais como Corolla (470 l) e Jetta (510 l). Seu motor é um 2.0 com 151 cv, atrelado ao câmbio CVT que simula nove marchas. Na versão Exclusive, traz diversos sistemas de assistência à condução, além de teto solar elétrico, câmera 360 graus e multimídia de 8”.
Preço: R$ 245.390
Versão sugerida: GLI
Motor: 2.0 T/231 cv
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.975 / Homem R$ 8.296
Desvalorização: ND
Revisões: Grátis
Peças: R$ 16.177
Porta-malas: 510 litros
Lançamento: 2022
Com apenas uma versão disponível no mercado, a esportiva GLI, o Volkswagen Jetta é um ótimo carro, mas caro se comparado aos rivais. Seu grande trunfo é aliar o 2.0 turbo, de 231 cv e 35,7 kgfm, ao espaço para levar cinco pessoas com conforto e muita bagagem. Segundo a VW, acelera de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge 250 km/h de máxima. O porta-malas tem capacidade para 510 litros. Apesar dos valores altos das peças, as três primeiras revisões estão incluídas no preço. Vale ficar de olho no seguro também. Recentemente, venceu comparativo contra o Jeep Compass Blackhawk.
Preço: de R$ 149.990 a R$ 179.690
Versão sugerida: Midnight
Motor: 1.4T/153 cv (F)
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher ND / Homem ND
Desvalorização: 25,2%
Revisões: R$ 2.532
Peças: ND
Porta-malas: 440 litros
Lançamento: 2016
Prestes a sair de linha devido ao fim da produção na Argentina, o Chevrolet Cruze segue firme e forte no site da marca, oferecido em quatro versões. O sedã agrada quem gosta de dirigir graças ao potente motor 1.4 turbo de 153 cv de potência e 24,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. A versão sugerida, Midnight, traz como diferencial detalhes escurecidos no acabamento, como a gravatinha da Chevrolet na cor preta e grade com cromo escurecido, além de rodas exclusivas. Cuidado com a desvalorização.
Quase todas as marcas possuem um plano de manutenção com preços fixos. Porém, é preciso ficar atento a algumas outras informações, como o intervalo entre cada serviço. Veículos a diesel podem ter manutenções mais espaçadas.
Outro ponto de atenção são os automóveis da Volkswagen. As revisões atendem o espaço de 10 mil km ou 1 ano e a marca estipula em seu site valores fixos para as 10 primeiras (três primeiras grátis, inclusive). Porém, um olhar mais atento dá para perceber que os valores divulgados não são necessariamente os reais. Infelizmente, para manter a garantia do veículo, o preço a ser pago é bem mais alto.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews